TRT-PR é um dos Regionais com melhor desempenho no Relatório Justiça em Números do CNJ
com dados estatísticos de 90 tribunais; os
dados consolidados são disponibilizados
também por meio de painel interativo
O Relatório Justiça em Números 2019, lançado na última quarta-feira (28), em Brasília, coloca o TRT do Paraná entre os quatro Regionais que apresentaram, em 2018, o melhor desempenho nas análises que relacionaram os fatores taxa de congestionamento, produtividade e despesas entre os Tribunais.
O grupo inclui também os Regionais da 2ª, 3ª e 22ª Região, sendo o TRT do Paraná o único de médio porte entre os quatro.
Referência no fornecimento de estatísticas oficiais do Poder Judiciário, o Relatório, produzido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), divulga anualmente um retrato dos tribunais brasileiros, com informações detalhadas e análises essenciais para subsidiar a gestão judiciária.
Mudanças
Nesta edição, o Relatório Justiça em Números 2019 traz como principais novidades a apresentação do índice de conciliação total e a inclusão de um capítulo destinado à análise das competências da Justiça Estadual. Outra importante mudança diz respeito à alteração da forma de cálculo do Índice de Produtividade Comparada da Justiça (IPC-Jus).
e o diretor da Secretaria de Gestão Estratégica
e Estatística, Francisco Riedi, acompanham
o lançamento do Relatório, em Brasília
A alteração da forma de cálculo decorreu de recomendação proposta pela Comissão Permanente de Gestão Estratégica, Estatística e Orçamento do CNJ, na qual o IPC-Jus deixa de considerar em sua base de cálculo os processos de execução fiscal, de execução penal, além dos suspensos, sobrestados ou em arquivo provisório aguardando alguma situação jurídica futura.
Painel interativo
Desde 2016, o CNJ disponibiliza dados de todo o Poder Judiciário consolidados no Relatório Justiça em Números por meio do painel Justiça em Números Digital. A ferramenta permite filtrar informações por segmento de Justiça e por tribunal e, ainda, em cada ano da série histórica desde 2009. O painel dispõe também de área que gera gráficos customizados e faz comparativos de cenários.
Veja o passo a passo para utilização do painel AQUI.
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 33010-7309
ascom@trt9.jus.br