Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 18/04/2024 17:32:40

Entidades integrantes da Rede Sustenta Paraná se reúnem para elaborar plano estratégico

Notícia publicada em 01/07/2019
Plano estratégico da Rede Sustenta Paraná orientará a atuação em conjunto
das 15 instituições que participam da Rede Sustenta Paraná

Elaborar um plano estratégico: este foi o tema da primeira reunião da Rede Sustenta Paraná, logo após a publicação no Diário Oficial do termo de cooperação que formalizou o compromisso entre 15 instituições públicas paranaenses. O encontro, realizado em junho na sede da Superintendência Regional de Administração do Ministério da Economia, serviu para definir as bases para o aperfeiçoamento de práticas de sustentabilidade nestas entidades.

Representando o TRT-PR esteve presente o diretor da Secretaria de Auditoria Interna, Mário Luis Kruger, que explanou sobre a aplicação da Análise SWOT em questões de Planejamento Estratégico. Segundo este método, as características das instituições são divididas em aspectos internos (forças e fragilidades) e aspectos externos (oportunidades e ameaças).

Segundo Mário, no plano de trabalho anexo ao acordo da Rede Sustenta Paraná, já havia a previsão de desenvolvimento de um plano estratégico. O servidor do TRT-PR comenta que "o desenvolvimento da estratégia é uma necessidade diante do risco de passar o tempo e não serem atingirmos resultados por ações sem valor agregado. Com a estratégia, a gente passa se observar".

Ainda durante a reunião, uma das forças da Sustenta Paraná foi identificada: a produção de conhecimento. Como há universidades signatárias do acordo (Federal do Paraná - UFPR e Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR) há a possibilidade de que um especialista de uma destas instituições atue como facilitador neste primeiro momento de elaboração do plano.

"A vantagem de termos um professor especialista em SWOT que não esteja representando nenhum órgão dentro da Rede é que tem mais neutralidade e assim a elaboração do plano será mais efetiva", avalia Mario.

Sustenta Paraná

Atuante desde 2016, a Rede Sustenta Paraná formalizou o compromisso no dia 13 de maio deste ano, durante o 3º Seminário Internacional de Segurança e Saúde no Trabalho, ocorrido no Campus da Industria. Sua atuação tem o objetivo de promover trabalhos conjuntos, elaborar ações administrativas em forma de parceria, realizar eventos e difundir boas práticas e inovações referentes a uma política pública sustentável. A atuação das instituições que compõem a Rede está alinhada com a Norma Internacional de Responsabilidade Social (ISO 26000); e também com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 da Organizacional das Nações Unidas (ONU).

Além da construção de um planejamento estratégico, a Sustenta Paraná realiza um mapeamento da mobilidade dos servidores dos órgãos, fomenta à capacitação contínua em sustentabilidade, e está em preparação para a segunda compra compartilhada entre os partícipes para 2020 e a compostagem conjunta. Também está prevista a gestão do conhecimento sobre o Plano de Gestão de Resíduos Sólidos.

Além do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, são integrantes signatários da Rede: Advocacia Geral da União (AGU), Banco Central (Bacen), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Hospital das Clínicas (HC), Instituto Federal do Paraná (IFPR), Justiça Federal (JF), Superintendência Regional de Administração do Ministério da Economia do Paraná (SRA-ME/PR), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Paraná (MPPR), Tribunal de Justiça (TJ), Tribunal de Contas da União (TCU), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Universidade Federal do Paraná (UFPR), e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Comissão de Sustentabilidade e Pacto Global

A assinatura do pacto de cooperação da Rede de Sustenta Paraná, por parte do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, é mais um passo voltado para a construção de políticas públicas sustentáveis, um compromisso da instituição com a sociedade para além do dever jurisdicional.

Os propósitos da Rede são uma ampliação daquilo que já está presente em outros compromissos firmados, como o Pacto Global das Nações Unidas (ONU) - firmado pelo TRT-PR em março de 2018 - e a própria política interna conduzida pela Comissão de Responsabilidade Socioambiental, e executada pela Seção de Sustentabilidade. O que diferencia o compromisso da Rede Sustenta Paraná é a interdependência das ações entre as instituições signatárias, as quais são coletivamente pensadas e executadas, dentro da estratégia em comum.

Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3301-7313
ascom@trt9.jus.br