Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 19/04/2024 13:45:19

Inaugurada nova sede do Fórum da Justiça do Trabalho de Foz do Iguaçu

Notícia publicada em 22/05/2019

O novo Fórum Trabalhista de Foz do Iguaçu foi inaugurado na última sexta-feira (17/05). A cerimônia de inauguração do novo prédio teve a presença do vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Renato Lacerda Paiva, e reuniu a comunidade local e dos municípios circunvizinhos, representada por autoridades, magistrados e servidores do TRT-PR.

A obra de construção do novo Fórum Trabalhista de Foz do Iguaçu teve início em maio de 2017 e foi concluída dentro do prazo de 24 meses. Em conformidade com as normas nacionais de acessibilidade e sustentabilidade, o prédio possui telhas termoacústicas (isolam temperaturas e sons), torneiras de fechamento automático e reaproveitamento de águas da chuva. A construção também é adaptada com rampas, signos de orientações e banheiros para pessoas com deficiência.


Ministro do TST Renato de Lacerda Paiva descerra a placa de inauguração
acompanhado da Des. Marlene Suguimatsu e do prefeito Francisco Brasileiro
O diretor do Fórum Trabalhista de Foz do Iguaçu,
Sandro Augusto de Souza,
discursa durante a solenidade


Com ênfase no melhor custo benefício, o novo Fórum de Foz do Iguaçu é um edifício térreo que ocupa uma área de 7.475 m², dos quais 1.819 são construídos. O projeto foi elaborado tendo em vista conforto e funcionalidade para juízes, servidores, advogados e para os cidadãos em geral.

As edificações comportarão as três varas do Trabalho de Foz, dois postos bancários, sala de apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), arquivo processual e o Centro de Conciliações de Foz do Iguaçu (CEJUSC-JT-Cataratas), que também foi inaugurado na mesma tarde.

A presidente do Tribunal, desembargadora Marlene T. Fuverski Suguimatsu, lembrou das dificuldades que antecederam o início da obra, destacando a atuação conjunta da Administração anterior com a Prefeitura e a Sub-seção da OAB de Foz do Iguaçu em vencê-las, bem como parabenizou o esforço de servidores na execução da obra durante sua gestão. “Pode o Fórum Trabalhista de Foz do Iguaçu ser lembrado como case do que poderia dar errado, mas que deu certo; lembrado como união e trabalho realizado em tempo; como um modelo de cooperação entre entidades com interesses convergentes, que somam esforços pensando no bem comum, e obtém resultados”.


Vice-presidente do TRT-PR, Des. Nair Ramos, inaugura o Cejusc/JT-Cataratas
ao lado do vice-presidente do TST, Min. Renato de Lacerda Paiva

Cejusc/JT-Cataratas

Ao final da solenidade foi inaugurado também o CEJUSC/JT-Cataratas, aprovado em janeiro deste ano pelo Tribunal Pleno, por meio da Resolução Administrativa 6/2019. Esta unidade será responsável por realizar sessões e audiências de conciliação e mediação de processos oriundos das Varas do Trabalho de Foz do Iguaçu, em qualquer fase ou instância, incluindo precatórios e requisições de pequeno valor, e poderá realizar pautas temáticas, objetivando a otimização dos trabalhos, nos termos do § 3º do art. 6º da Resolução 174 do CSJT.

O ambiente destinado ao CEJUSC/JT-Cataratas foi idealizado para promover a conciliação, de acordo com as orientações do Conselho Nacional de Justiça. Além de visual agradável e mobiliário adequado, os mediadores são preparados para acolher o jurisdicionado com empatia e promover a conciliação de forma humanizada.

O Ministro Renato de Lacerda Paiva destacou que a negociação cooperativa, técnica e acima de tudo buscando uma solução justa e possível para ambas as partes é característica dos CEJUSCs que estão sendo implantados na Justiça do Trabalho. “O compromisso do mediador não é com as partes, mas sim com o processo. Se ele perceber que o acordo não será bom, não deverá prosseguir”, ressaltou.


Exposição “Outros Postais”

O momento cultural da abertura da nova sede foi marcada pela exposição “Outros Postais”, da artista Juliana Copetti Hickmann. As obras retratam espaços da cidade de Foz do Iguaçu, com cores vistosas e vibrantes, e poderão ser vistas até o final do mês no hall do Fórum.

As fotos da inauguração pode ser vistas no Flickr do TRT-PR.

Serviço:

Fórum da Justiça do Trabalho de Foz do Iguaçu

Avenida Paraná, 3710, Jardim das Laranjeiras, Foz do Iguaçu/PR.

Horário de atendimento ao público: 11h às 17h.

 

Assessoria de Comunicação do TRT-PR
Fotos: Jason Silva
(41) 3301-7313
ascom@trt9.jus.br