Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 18/06/2019 08:51:39

Abertas as inscrições para a 5ª Semana Nacional de Conciliação Trabalhista

Notícia publicada em 29/04/2019

"Estão abertas as inscrições para a 5ª Semana Nacional de Conciliação Trabalhista, que será realizada de 27 a 31 de maio de 2019. Criada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em parceria com Regionais trabalhistas de todo o país, a semana é realizada em forma de um mutirão, estimulando o diálogo entre os litigantes e buscando solucionar o maior número de processos por meio do acordo amigável.  As inscrições terminam no dia 3 de maio.
 
Com o slogan "Menos Conflitos. Mais Soluções: com a conciliação o saldo é sempre positivo", a campanha abrangerá processos em todas as fases processuais, contando com a participação de unidades judiciárias de todo o Paraná, incluindo os centros de conciliação (CEJUSC), sob a supervisão da Vice-Presidência do Regional, além do Projeto Horizontes, que atua nos casos que se encontram no arquivo provisório.
 
Os interessados em requerer a inclusão de seu processo na pauta do mutirão deverão acessar a página “Quero Conciliar”, disponível no site do TRT-PR (ACESSE AQUI). As inscrições devem ser feitas, de preferência, pelos advogados já constituídos nos autos".


Conciliação na Justiça do Trabalho

Desde a criação da Justiça trabalhista, mesmo com todas as alterações legislativas, a possibilidade de solucionar conflitos por meio da composição amigável sempre esteve presente e pode ocorrer em qualquer fase processual, inclusive em autos que se encontram no arquivo provisório.

Desde 2015, a Justiça do Trabalho, por meio da Comissão Nacional de Promoção à Conciliação, promove campanhas como a Semana Nacional de Conciliação Trabalhista com o intuito de conscientizar e estimular empresas e trabalhadores a optarem pelo diálogo. O objetivo é que patrões e empregados firmem acordos e solucionem pacificamente seus litígios trabalhistas, reduzindo o número de processos que tramitam nos Tribunais e Varas do Trabalho.

TRT-PR

O Regional paranaense é destaque nas metas nacionais de processos conciliados. No último mês, o Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) divulgou o resultado das metas estabelecidas no Plano Estratégico da Justiça do Trabalho, tendo o TRT-PR obtido o primeiro lugar na Meta 9, que mede o índice de Conciliação na fase de conhecimento. Foram solucionados 50,66% dos processos em 2018 por meio de acordo. A Meta 9 do Plano Estratégico da Justiça do Trabalho equivale à Meta Nacional 3 do CNJ.


Assessoria de Comunicação do TRT-PR
Imagem: CSJT
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br