Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 25/04/2024 01:36:45

Encerramento do IX Memojutra é marcado por eleição da nova gestão e aprovação de carta de intenções

Notícia publicada em 01/10/2018
Juíza Anita Job Lubbe e desembargador
Cassio Colombo Filho

Discussão de boas práticas, homenagens, eleição do novo Conselho Executivo e aprovação da Carta de Curitiba foram os destaques do último dia do IX Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho (Memojutra), realizado de 26 a 28 de setembro no TRT do Paraná.

Representantes de Tribunais do Trabalho de todo o País estiveram reunidos discutindo projetos e ações em prol da política de preservação e defesa dos acervos históricos dos Regionais trabalhistas.

A juíza Anita Job Lubbe, do TRT da 4ª Região, assumiu a presidência da próxima gestão do Memojutra (2018-2020), tendo como vice-presidente o desembargador do TRT-PR Cassio Colombo Filho. Sobre os desafios para o período, a magistrada exaltou a união das equipes que compõem os setores de Memória e Arquivo dos tribunais. "A preservação desse patrimônio é um valor histórico que precisamos defender, pois é de grande valia para historiadores, sociólogos, arquivistas e, principalmente, para nós, do Poder Judiciário. O TRT4 se orgulha de aceitar o desafio de estar à frente deste projeto conjunto tão importante, que envolve a manutenção da memória da Justiça do Trabalho", registrou.

Durante a cerimônia de encerramento, foram entregues medalhas e certificados referentes ao Prêmio Memojutra 2018, criado como forma de reconhecer a atuação em prol da eficiente Gestão Documental e Preservação da Memória da Justiça do Trabalho, bem como para distinguir práticas bem sucedidas que contribuem para a modernização e a eficiência dos acervos da justiça trabalhista.

Painel de boas práticas foi um dos destaques do encontro

Nesse ano, os TRTs das 2ª e 9ª Regiões (SP e PR) foram escolhidos na categoria Instituição, enquanto Maria Cristina Diniz Caixeta (juíza do TRT3 - Rio de Janeiro), Márcio Dionisio Gapski (desembargador aposentado do TRT9 - Paraná) e Edvânia Kátia Sousa Silva (servidora do TRT16 - Maranhão) receberam a homenagem na categoria Pessoa Física.

Outra atividade realizada pelos participantes foi a troca de experiências, em um amplo painel voltado à discussão de Boas Práticas. Cada Regional representado no encontro apresentou ações e projetos desenvolvidos em âmbito local, como forma de estimular o debate e mostrar aspectos positivos que podem contribuir para o aperfeiçoamento da política de preservação da Memória e do acervo.

A redação da Carta de Curitiba coroou os trabalhos do IX Memojutra. O documento, que representa uma carta de intenções, traz, entre outros tópicos, o compromisso com o fomento às soluções que visem à implementação de repositório digital confiável de documentos eletrônicos; o apoio à pesquisa e aos convênios com universidades e entidades de ensino, bem como com as Escolas Judiciais e Comissões Nacionais de Memória para acesso ao acervo da Justiça do Trabalho; a elaboração de diretrizes para padronização dos procedimentos em relação aos processos físicos parcialmente digitalizados; e a valorização das atividades e da força de trabalho das unidades de memória e gestão documental.

Novo Conselho Executivo do Memojutra 2018-2020

Ao se referir à importância do encontro, o desembargador do TRT-PR Cassio Colombo Filho destacou que "investir na preservação da memória é o que mantém a nossa identidade". "E a nossa identidade na Justiça do Trabalho está diretamente associada ao trabalho incansável e constante desenvolvido com a Memória, a Gestão e a Avaliação Documental", lembrou.

A respeito das responsabilidades da nova gestão, o desembargador foi otimista. "A ideia é que cada um saia daqui entendendo que a motivação está dentro de si. Pessoas que acham que podem fazer a diferença são as peças-chave do processo e, sem dúvida, aquelas que efetivamente criam meios para que os objetivos sejam alcançados", disse.

O próximo encontro do Memojutra, programado para o primeiro semestre de 2019, deve acontecer no TRT11 (Amazonas e Roraima), em data a ser confirmada pelos organizadores.

Confira a composição do novo Conselho Executivo do Memojutra:

Presidente - juíza Anita Job Lubbe (TRT4)
Vice-presidente - desembargador Cassio Colombo Filho (TRT9)
Secretário-geral - servidor Maurício Oliveira Agliardi (TRT4)

Diretores Regionais:

Sul - desembargador João Paulo Lucena (TRT4) e servidora Neide Francisca de Oliveira Spíndola (TRT9)
Sudeste - desembargador Edmundo Fraga Lopes (TRT15) e servidora Maria Aparecida Carvalhais Cunha (TRT3)
Centro-Oeste - juiz Fabiano Coelho de Souza (TRT18) e servidora Ana Rosa de Sá Barreto (TST)
Nordeste - desembargadora Eneida Mello Correia de Araújo (TRT6) e servidora Marcília Gama da Silva (TRT6)
Norte - desembargador Luis José de Jesus Ribeiro (TRT8) e servidora Francisca Deusa Sena da Costa (TRT11)

Acesse AQUI álbum com fotos do evento.


Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7309
ascom@trt9.jus.br