Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 19/04/2024 10:09:27

TRT-PR sedia IX edição do Memojutra

Notícia publicada em 27/09/2018
Desembargador Cássio Colombo Filho 

Teve início nesta quarta-feira (26/9), em Curitiba, o IX Encontro Nacional da Memória da Justiça do Trabalho e a reunião do Fórum Nacional em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho (Memojutra), eventos que reúnem a cada dois anos magistrados e servidores de todo o País que atuam na política de preservação e defesa dos acervos históricos dos Regionais Trabalhistas.

O encontro acontece até sexta-feira (28/8), com organização da Comissão Permanente de Avaliação Documental do TRT-PR e da Escola Judicial.

Os participantes são membros efetivos do Memojutra, representantes dos Centros de Memória, Gestão Documental e Arquivo e das Comissões Permanentes de Avaliação Documental, que elegeram como tema da atual edição o acervo digital.  O tópico será destaque nas reuniões e em palestras, que serão proferidas por pesquisadores das áreas de sociologia, história, museologia e gestão de documentos.

A desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão, representando a Presidência do TRT-PR na solenidade de abertura dos trabalhos, deu as boas-vindas às equipes de todos os Regionais. "Conclamo a todos que contribuam para o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional e administrativa com a utilização dos acervos judiciais na construção de sua identidade e de sua história para podermos dizer, como José Saramago, que fisicamente habitamos num espaço, mas sentimentalmente somos habitados por uma memória".

A presidente do Memojutra e titular da 4ª Vara do Trabalho de Vitória (ES), juíza Denise Marsico do Couto, ressaltou que "o compromisso do Memojutra é facilitar o acesso aberto, público e gratuito, dos acervos sob custódia do Judiciário Trabalhista; e também construir uma história conjunta entre TST e Tribunais Regionais em que os esforços compartilhados trarão segurança e preservação para nossos documentos, sejam eles físicos ou digitais".

Durante encontro, explicou a magistrada, será eleita a nova Diretoria Executiva e Fiscal do Fórum para o biênio 2019-2020, que terá a responsabilidade de debater e orientar a gestão, preservação e o acesso pleno aos acervos históricos para os próximos anos.

Participantes do Memojutra acompanham a solenidade

O presidente da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos do TRT-PR e Diretor da Escola Judicial, desembargador Cássio Colombo Filho, discorreu sobre a programação do evento, que incluirá uma visita ao Arquivo Central do TRT-PR, que guarda os processos físicos das varas da capital, de unidades da Região Metropolitana e de Paranaguá. O prédio está localizado no bairro Cajuru.

Também compôs a mesa de abertura dos trabalhos o procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Região, Gláucio Araújo de Oliveira.

A solenidade terminou com a conferência "Pessoas felizes trabalham melhor, proferida pelo escritor mexicano Fernando Salazar Bañol. O convidado abordou técnicas de meditação e "Mindfulness", que ajudam a desenvolver maior disposição para diversos aspectos da vida, como o trabalho, a sociabilidade e a saúde.

Sobre a memória, que tem lugar de destaque no aprimoramento das técnicas apresentadas, Fernando frisou: "Poucas pessoas percebem a importância vital da memória, dos arquivos, dos museus, da cultura e do patrimônio social para a sociedade. Mas o fato é que a memória constitui um verdadeiro DNA social que permite a hereditariedade do saber; é ela que permite a construção de uma sociedade mais humana e socialmente mais justa; é ela que une aprendizados de geração em geração. Todos os preceitos éticos, confortos e tecnologias da vida moderna são filhos da memória".

A pós solenidade, os participantes foram convidados a conhecer a unidade de exposição do Centro de Memória do TRT-PR, localizada na sede do Tribunal. No local, acaba de ser inaugurada a mostra "A trajetória dos trabalhadores imigrantes e a Justiça do Trabalho no Paraná", que incluem autos de processos que retratam o universo trabalhista desses pioneiros. (A exposição, aberta ao público, permanecerá até dezembro deste ano e pode ser visitada, de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h. O endereço é Alameda Doutor Carlos de Carvalho, 528, no centro de Curitiba).

Durante o evento houve ainda a apresentação do Grupo Choro e Seresta.

Grupo "Choro e Seresta"

Homenagem

No encerramento do encontro (sexta-feira), haverá a entrega do Prêmio MEMOJUTRA, honraria criada para distinguir e reconhecer a atuação de instituições, magistrados e servidores em prol do engrandecimento da eficiente Gestão Documental e Preservação da Memória da Justiça Trabalhista, bem como servir de instrumento para identificar e disseminar práticas bem sucedidas que estejam contribuindo para modernização e eficiência dos acervos da Justiça Especializada Laboral.

O TRT-PR será premiado na categoria Instituição; o desembargador aposentado do Regional Paranaense, Márcio Dionisio Gapski, será um dos três contemplados na categoria Pessoa Física.

Conheça o Memojutra

Fundado em 2006, ao final do II Encontro Nacional da Memória da Justiça do Trabalho, o Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho (MEMOJUTRA) foi criado com o objetivo de acompanhar, orientar e avaliar a política de preservação e tratamento adequado dos acervos dos Tribunais do Trabalho, contribuindo para a preservação dos museológicos e a gestão documental. Também busca incentivar a organização de Memoriais da Justiça do Trabalho em cada um dos Regionais que ainda não o possuam.

O Memojutra funciona como uma rede articulada de magistrados e servidores que atuam em defesa da memória da Justiça do Trabalho, tendo atuação científica, educacional e cultural.

Para conferir fotos do evento, clique AQUI.

 


Assessoria de Comunicação do TRT-PR
Fotos: Alexandre Gonçalves
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br