Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 02/03/2021 07:05:09

TRT-PR sedia de quarta a sexta-feira (26 a 28/9) o IX Memojutra

Notícia publicada em 26/09/2018

O Tribunal Regional do Trabalho do Paraná sedia de quarta a sexta-feira (26 a 28/9) o IX Encontro Nacional da Memória da Justiça do Trabalho (Memojutra), evento que reunirá magistrados e servidores de todo o País que atuam na política de preservação e defesa dos acervos dos Regionais Trabalhistas.

O tema "Inovação e Tecnologia na Gestão da Memória Institucional: uma reflexão necessária" foi o escolhido para esta edição e será o foco das discussões entre os membros do Memojutra e das palestras, que serão proferidas por pesquisadores das áreas de sociologia, história, museologia e gestão de documentos (tópico em que o tema do acervo digital terá especial importância). 

A abertura do IX Memojutra será realizada às 17h desta quarta-feira (26/9), na sede do TRT-PR - Alameda Doutor Carlos de Carvalho, 528, Curitiba -, com a participação da Desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão (representando a Presidência do Tribunal), do Desembargador Diretor da Escola Judicial e Presidente da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos do TRT-PR, Cássio Colombo Filho, e da Juíza Presidente do Memojutra, Denise Marsico do Couto.

A conferência de abertura será proferida pelo escritor mexicano Fernando Salazer Bañol, pesquisador de culturas ancestrais e autor de 10 livros publicados na América Latina e Europa sobre o comportamento humano. O convidado abordará o tema "Pessoas Felizes Trabalham Melhor".

A palestra também é direcionada a demais magistrados e servidores do TRT-PR. Os interessados podem se inscrever por meio links disponíveis na página principal da INTRANET.


Homenagem

No encerramento do encontro (sexta-feira), haverá a entrega do Prêmio MEMOJUTRA, honraria criada para distinguir e reconhecer a atuação de instituições, magistrados e servidores em prol do engrandecimento da eficiente Gestão Documental e Preservação da Memória da Justiça Trabalhista, bem como servir de instrumento para identificar e disseminar práticas bem sucedidas que estejam contribuindo para modernização e eficiência dos acervos da Justiça Especializada Laboral.

O TRT-PR será premiado na categoria Instituição; o desembargador aposentado do Regional Paranaense, Márcio Dionisio Gapski, será um dos três contemplados na categoria Pessoa Física.

Conheça o Memojutra

Fundado em 2006, ao final do II Encontro Nacional da Memória da Justiça do Trabalho, o Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho (MEMOJUTRA) foi criado com o objetivo de acompanhar, orientar e avaliar a política de preservação e tratamento adequado dos acervos dos Tribunais do Trabalho, contribuindo para a preservação dos museológicos e a gestão documental. Também busca incentivar a organização de Memoriais da Justiça do Trabalho em cada um dos Regionais que ainda não o possuam.

O Memojutra funciona como uma rede articulada de magistrados e servidores que atuam em defesa da memória da Justiça do Trabalho, tendo atuação científica, educacional e cultural, sendo composta por membros efetivos, fundadores ou não, representantes dos Centros de Memória, Gestão Documental e Arquivo e pelas Comissões Permanentes de Avaliação Documental.


Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3301-7313
ascom@trt9.jus.br