Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 24/04/2024 16:13:52

Presidente do TRT-PR e peritos contadores debatem a implantação do PJe-Calc

Notícia publicada em 13/09/2018

Na última sexta-feira, a presidente do TRT-PR, desembargadora Marlene T. Fuverki Suguimatsu, esteve reunida com contadores que atuam como peritos calculistas junto às varas do trabalho. A reunião teve como objetivo discutir a implantação do sistema de cálculos de liquidação trabalhista PJe-Calc, vinculado ao Processo Judicial Eletrônico.

Em princípio, o sistema gerou dúvidas dos peritos contadores tanto em relação às funcionalidades da nova ferramenta, quanto aos procedimentos adotados pelas unidades judiciárias em todo o Paraná. Atualmente, cada perito tem a liberdade de utilizar o sistema que for mais conveniente para execução de seu trabalho.


A Presidente do TRT-PR destacou que a migração ao PJe-Calc deve ocorrer
apenas quando advogados e peritos estiverem capacitados
Gestores da Secretaria-Geral Judiciária e da Coordenadoria Economica do
TRT-PR também participaram da reunião

A Presidência do TRT-PR objetiva que a mudança ocorra apenas quando os advogados e os peritos estejam capacitados para utilizar a ferramenta. Para isso, a desembargadora Marlene T. Fuverki Suguimatsu solicitou a Coordenadoria Econômica e Orientação em Cálculo Judicial que incluísse em seu planejamento cursos de capacitação para contadores e advogados.

Quanto à preparação dos servidores para utilização do PJe-Calc nas varas, o TRT-PR tem feito treinamentos ministrado pela equipe da Coordenadoria Econômica. Neste caso, a implantação e o uso serão compulsórios, em data também a ser definida.

O PJe-Calc é o Sistema de Cálculo Trabalhista desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, a pedido do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, para utilização em toda a Justiça do Trabalho como ferramenta padrão de elaboração de cálculos trabalhistas e liquidação de sentenças. Visa a uniformidade de procedimentos e confiabilidade nos resultados apurados.

Na intenção de ampliar o uso da ferramenta, foi desenvolvido o PJe-Calc Cidadão, versão desktop (sem a necessidade de conexão com a internet), direcionada para  advogados, peritos e o público em geral, com as mesmas funcionalidades da versão utilizada nos TRTs, o que garante a padronização na elaboração de cálculos trabalhistas apresentados no processo.

Assessoria de Comunicação do TRT-PR
Fotos: Jason Silva
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br