Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 18/04/2024 19:18:29

Reforma Trabalhista é tema de seminário no TRT do Paraná

Notícia publicada em 25/08/2017

Presidente do TRT-PR, desembargador Arnor
Lima Neto, e desembargador Sérgio
Murilo Rodrigues Lemos

Nessa quinta-feira (24), teve início na sede do TRT do Paraná, em Curitiba, o seminário "Reforma Trabalhista: o impacto na Advocacia e na Magistratura". O evento é promovido pelo Regional paranaense, em parceria com a Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná (AATPR) e a Escola da Associação da Magistratura do Trabalho do Paraná (Ematra IX).

O encontro foi aberto pelo desembargador presidente do Tribunal, Arnor Lima Neto, que destacou a relevância de, neste momento, ampliarem-se os debates sobre a nova legislação trabalhista, uma vez que se aproxima o início de sua vigência.

"Completamente convencidos da capacidade de multiplicar a harmonização entre exegese e práxis é que ocorre a proximidade entre magistratura e advocacia neste seminário de grande importância. Somos todos convidados a emprestar nossas inteligências, conhecimento prudente e potencial interpretativo ao melhor desenvolvimento das discussões", declarou o presidente do TRT do Paraná.

Juiz Rodrigo da Costa Clazer

Em seguida, o coordenador do seminário, desembargador Sérgio Murilo Rodrigues Lemos, deu as boas vindas aos participantes. "O propósito do evento não é debater a lei do ponto de vista processual, mas analisar como as modificações da legislação devem impactar no trabalho de magistrados e advogados considerando que temos um passado e teremos que construir um futuro a partir desta nova realidade", afirmou.

Além dos desembargadores Arnor Lima Neto e Sérgio Murilo Rodrigues Lemos, compuseram a mesa de abertura do seminário o procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Região, Gláucio Araújo de Oliveira, o vice-presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 9ª Região, juiz Fabrício Nicolau dos Santos Nogueira, o diretor da Escola da Associação dos Magistrados do Trabalho do Paraná, juiz Rodrigo da Costa Clazer, e o presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná, Sérgio Luiz da Rocha Pombo.

Ainda na quinta-feira, o primeiro painel de debates, conduzido pelo advogado Célio Pereira Oliveira Neto, teve a desembargadora vice-presidente do Tribunal, Marlene T. Fuverki Suguimatsu, discorrendo sobre o tema "Um novo Direito Sindical? A liberdade nos ajustes coletivos". Para a magistrada, que participou do painel ao lado do advogado Sandro Lunard Nicoladeli, "é primordial, neste contexto de mudança, lançar um olhar especial sobre o Direito Sindical, que é fundamental para o Direito do Trabalho".  

Desembargadora Marlene T. Fuverki
Suguimatsu, vice-presidente do TRT-PR

Encerrando o primeiro dia de evento, uma Noite de Autógrafos foi organizada no Foyer dos Plenários da sede do TRT-PR. Na oportunidade, autografaram suas obras o desembargador Cássio Colombo Filho e os juízes José Aparecido dos Santos e Luciano Augusto de Toledo Coelho.

Segundo dia

Para a sexta-feira (25), estão programadas palestras que tratarão de questões como as formalidades exigidas para a petição inicial, a fixação de critérios de interpretação da sentença e a possibilidade de aumento ou diminuição dos processos trabalhistas após a aprovação da reforma.

No fechamento do seminário, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Lélio Bentes Corrêa, proferirá a palestra magna "O impacto da reforma trabalhista na advocacia e na magistratura".

O seminário está sendo transmitido simultaneamente pelo canal do TRT-PR no YouTube.

Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7309
ascom@trt9.jus.br