Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 19/04/2024 19:20:53

Resgate e preservação da Memória da JT em Londrina

Notícia publicada em 12/07/2017

Resgate e preservação da Memória da Justiça do Trabalho em Londrina

Exposição está instalada no saguão do
Fórum de Londrina

A preservação e divulgação documental do TRT da Nona Região é uma tarefa permanente que garante o registro histórico da Justiça do Trabalho no Paraná. A Seção de Arquivo, Gestão Documental e Memória de Londrina tem sido um dos agentes desta ação, promovendo atividades que fomentam a preservação da memória institucional do TRT9.

Diversas exposições e mostras já foram realizadas no Fórum Trabalhista de Londrina, com apoio do juiz diretor do Fórum, Manoel Vinicius de Oliveira Branco. O objetivo dos eventos é divulgar o acervo histórico institucional e da memória da Justiça do Trabalho, além de valorizar o trabalhador e incentivar o contato do público local com estes registros.

Seguindo esta diretriz, foi aberta em 26 de junho de 2017 a "Mostra 74 anos no Ar - Radialistas de Londrina e a Justiça do Trabalho", em parceria com o Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss. A exposição é composta por imagens do acervo histórico do museu, aparelhos de rádio fabricados há mais de 50 anos e autos antigos de processos trabalhistas que remetem à época retratada, trazendo aspectos acerca da relação entre trabalhadores e empregadores de empresas de rádio de Londrina.

"Estes eventos culturais, além de promoverem nossa memória, são fontes de intercâmbio por meio de parcerias como a realizada com o Museu Carlos Weiss, a fim de desenvolver ações de resgate, preservação e difusão do patrimônio cultural de Londrina e região", informou o chefe da Seção de Arquivo de Londrina, servidor Giuliano Carlos de Araújo.

Equipe do Arquivo participou de Oficina de
Higienização e Conservação de Documentos

Outra parceria importante do TRT-PR no Norte do estado é com a Universidade Estadual de Londrina, única no Paraná a oferecer o curso de graduação em Arquivologia. Acadêmicos cumprem estágio obrigatório no Arquivo, contribuindo para o aperfeiçoamento da gestão e da preservação do acervo. No final das contas o ganho é mútuo, uma vez que se cria um intercâmbio de conhecimentos, colocando-se de um lado os modernos conceitos teóricos oriundos do ambiente acadêmico e, do outro, a atividade prática desenvolvida na Seção de Arquivo.

Recentemente, uma equipe da seção se reuniu na unidade para participar de palestra com a advogada Caroline Teixeira da Silva Polli sobre a Lei de Acesso à Informação. Na ocasião, foi também organizada uma oficina com a professora do curso de Arquivologia da UEL, Izângela Maria Sansoni Tonello de Oliveira, acerca da Higienização e Conservação de Documentos.

A capacitação, diretamente relacionada às rotinas de trabalho do Arquivo, ocorreu por meio de projeto de pesquisa em Gestão Documental e Memória Institucional (da Universidade Estadual de Londrina), coordenado pela professora doutora Letícia Gorri Molina, e do qual o TRT9 participa desde 2015.

Serviço:

Mostra 74 anos no Ar: Radialistas de Londrina e a Justiça do Trabalho
Data: 26/06 a 25/08/2017
Horário: 9 às 17h
Local: Fórum Trabalhista de Londrina

Acesse AQUI algumas imagens de documentos e objetos que compõem a exposição.


Notícia publicada em 04/07/2017
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7309
ascom@trt9.jus.br