Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 26/04/2024 23:15:53

Aberta exposição sobre trabalhadores da saúde e Justiça do Trabalho do Paraná no Centro de Memória

Notícia publicada em 16/05/2017

Aberta exposição sobre trabalhadores da saúde e Justiça do Trabalho do Paraná no Centro de Memória do TRT-PR

Presidente destacou importância das instituições
de saúde e de Justiça para a sociedade

Na tarde desta segunda-feira (15/05) foi aberta a exposição "Os Trabalhadores da Saúde e a Justiça do Trabalho", no Centro de Memória do TRT-PR. A mostra apresenta ao público processos judiciais que envolvam instituições e profissionais de saúde, 40 fotos antigas objetos relativos à área de saúde e curiosidades farmacológicas, que contam um pouco da história de como se desenvolveram as relações de trabalho e emprego no Paraná. A exibição integra a programação da 15ª Semana Nacional de Museus, que ocorre em simultaneamente em todo o Brasil, ficando disponível à visitação até setembro.

Para a cerimônia de abertura foi realizado ato, que contou com conferência do presidente do Sindicato dos Médicos do Paraná, Mário Antônio Ferrari, que historiou as principais bandeiras da categoria médica, elementos de sindicalização e politização da questão de saúde brasileira desde o início do século XX, trançando paralelo com a evolução do direito do trabalho e da própria Justiça trabalhista. O palestrante, que atuou por uma década como juiz classista no TRT-PR ressaltou dados do protagonismo da justiça especializada na solução pacífica de conflitos de interesses envolvendo atividades profissionais e estabelecimentos de saúde, com o progresso de condições dignas para prestação dos serviços de saúde no estado.

Autoridades do TRT-PR, do Museu Paranaense
e da advocacia presentes no Centro de Memória

Referindo-se a tempos mais recentes, destacou Mário Ferrari que "Após a Emenda Constitucional 45 de 2004, a Justiça do Trabalho se tornou o espaço competente para definir a solução de conflitos, em especial envolvendo o grande número de médicos que prestam serviços a operadoras de planos de saúde".

Ao saudar os presentes e abrir a exposição, o presidente do Tribunal do Trabalho do Paraná, desembargador Arnor Lima Neto, avaliou que exposições como a que estava sendo inaugurada são recomendáveis. Para ele, a mostra possibilita verificar a evolução das condições de trabalho dos profissionais de saúde, retratam a realidade e inventariam o progresso nas condições dignas de trabalho, o que está diretamente relacionado com a atuação da Justiça do Trabalho. "É essencial para modelar melhores perspectivas e compreensão dos rumos de um futuro desejável à sociedade, a partir das instituições de saúde e judicante", declarou.

Mário Antônio Ferrari é presidente
do Sindicato dos
Médicos do Paraná

Para o presidente da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos do TRT-PR, desembargador Cássio Colombo Filho, responsável por zelar pelo patrimônio histórico-documental do Tribunal e pela organização da exposição, a preservação da memória e da cultura é algo diretamente vinculado com a saúde. Em seu pronunciamento o magistrado conceituou cultura como um processo de absorção, avaliação e ressignificação de valores, que reflete diretamente na vida de cada indivíduo, em especial na prática de hábitos saudáveis. "Ir a museus ao invés de ir ao shopping nos permite ter saúde cultural, e, ao contrário do que se pensa, é bom, é interessante e é barato", finalizou.

 

Campanha Nacional de Valorização da Justiça do Trabalho: engajamento

O presidente do TRT-PR, desembargador Arnor Lima
Neto, cumprimenta o médico Mário Antônio Ferrari

A cerimônia e palestra científica contaram com a presença de aproximadas 120 pessoas, entre desembargadores e juízes, o Procurador Chefe do Ministério Público do Trabalho do Paraná, procurador Gláucio Araújo de Oliveira, o juiz José Wally Gonzaga Neto representando a presidência da AMATRA IX, Ângela Glomb, diretora do Instituto dos Advogados do Paraná, Ana Maria Maximiliano, Conselheira da Associação dos Advogados do Trabalho do Paraná, acadêmicos, servidores, associações e sindicatos. Representando o Museu Paranaense, Renato Augusto Carneiro Junior, Coordenador do Sistema Estadual de Museus e Diretor do Museu Paranaense, entidade com 130 anos; e representando a diretoria da Fundação Cultural de Curitiba, Roberson Mauricio Caldeira Nunes, chefe da Divisão de Multimeios.

O evento foi incorporado às iniciativas da Campanha Nacional de Valorização da Justiça do Trabalho, cujo lema é "Justiça. Nosso Trabalho!" De acordo com o presidente do Tribunal paranaense, a campanha lançada no dia 31 de março último, por iniciativa do Colégio de Presidentes e Corregedores da Justiça do Trabalho, obteve imediata adesão dos 24 Regionais, e objetiva a manutenção necessária da importante função social do Judiciário Trabalhista, por meio do diálogo e atos conjuntos com entidades representativas da sociedade.

Profissionais de saúde, operadores de direito e
acadêmicos
presentes na abertura da exposição

O tema da exposição e a Campanha Nacional, segundo o desembargador Arnor Lima Neto, reafirmam "os vínculos estabelecidos com o Judiciário Trabalhistas e os valorosos profissionais de saúde do Paraná" fazendo-se "reverência aos vocacionados médicos de tantas especialidades, aos enfermeiros, agentes de saúde, instrumentadores, odontólogos, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos, radiologistas, fisioterapeutas e técnicos que se dedicam ao mais precioso dos bens" com "igual deferência às instituições que os reúnem, como hospitais, clínicas, postos de saúde e consultórios".

E concluiu, cumprimentando a escolha temática da exposição por parte da Comissão, lembrando que "Schopenhauer afirmava que nove décimos da felicidade humana baseiam-se exclusivamente na saúde. Tenho certeza de que, com o nobre trabalho dos profissionais referenciados nesta exposição, muitas vezes os demais 10 por cento se tornam mais facilmente alcançáveis."

Semana Nacional de Museus: integração histórica

Fotografias, processos e instrumentos compõem
a exposição no Centro de Memória do TRT-PR

De 15 a 21 de maio acontece a 15ª Semana Nacional de Museus, temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). Nessa edição, mais de 1000 museus de todo o país - incluído o Centro de Memória do TRT-PR - oferecem ao público 3.000 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes, dentre outros. A contribuição da mostra "Os Trabalhadores da Saúde e a Justiça do Trabalho" estruturada pelo trabalho especializado de servidores do Tribunal paranaense e que contou com o apoio e material compartilhado pela Casa de Memória de Curitiba e Museu Paranaense, ficará aberta ao público na sede do TRT-PR, Alameda Carlos de Carvalho, 528, Centro, Curitiba. Outras informações e exposições em: guiadaprogramacao.museus.gov.br.

 

Notícia publicada em 16/05/17
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7309
ascom@trt9.jus.br