Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 25/04/2024 21:59:50

Fórum de Londrina sedia mostra sobre Batalha do Riachuelo

Notícia publicada em 19/05/2016
 A foto, em plano geral, mostra três pessoas observando os banners da exposição. Fórum Trabalhista de Londrina sedia mostra sobre a Batalha do Riachuelo

A Seção de Arquivo, Gestão Documental e Memória de Londrina, em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (Museu Histórico e curso de História), inaugurou no dia 9 de maio, no Fórum Trabalhista de Londrina, a exposição "Batalha Naval do Riachuelo - 150 Anos", composta por painéis elaborados pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha.

A exposição lembra a batalha ocorrida em 11 de junho de 1865, durante a Guerra da Tríplice Aliança, também conhecida como Guerra do Paraguai. Trata-se de uma exibição itinerante que já passou, em 2016, pelo Instituto Histórico Geográfico Brasileiro, no Rio de Janeiro, e pelo Museu Histórico de Londrina, último local em que foi montada antes de chegar ao Fórum Trabalhista da cidade.
A mostra, que ficará aberta ao público entre os dias 9 e 27 de maio, das 9 às 17 horas, foi trazida a Londrina por José Miguel Arias Neto, professor associado de História Contemporânea no curso de Graduação em História, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em História Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Guerra da Tríplice Aliança (Guerra do Paraguai)
A Guerra do Paraguai foi o maior conflito armado internacional ocorrido na América do Sul. A disputa aconteceu entre o Paraguai e a Tríplice Aliança, composta por Brasil, Argentina e Uruguai. A guerra estendeu-se de dezembro de 1864 a março de 1870, e teve início com o aprisionamento, no porto de Assunção, em 11 de novembro de 1864, do vapor brasileiro Marquês de Olinda. A Batalha do Riachuelo, travada em 11 de junho de 1865 às margens do arroio Riachuelo (um afluente do rio Paraguai, na província de Corrientes, na Argentina), é considerada pelos historiadores militares como uma das mais importantes batalhas da Guerra do Paraguai.

Serviço
Exposição "Batalha Naval do Riachuelo - 150 Anos"
Local: Fórum Trabalhista de Londrina
Endereço: Av. do Café, 600
Período: de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.
 A foto, em plano geral, mostra cinco banners expostos contando a história da Batalha do Riachuelo.

Notícia publicada em 10/05/2016
Fotos: Giuliano Carlos de Araújo
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br