Tarefa: Sprint
A Sprint é o ciclo de desenvolvimento, a iteração, que se repete ao longo de todo o projeto, uma atrás da outra.
Disciplinas: Eventos Scrum
Finalidade
  • Objetivo: produzir valor entregável, de forma a realizar a Meta da Sprint.
  • Quando: durante todo o desenvolvimento do produto, uma atrás da outra.
  • Duração: fixa de uma a quatro semanas.
Relacionamentos
FunçõesExecutor Primário: Executores Adicionais:
EntradasObrigatório:
    Opcional:
      Saídas
        Descrição Principal

        O coração do Scrum é a Sprint, um evento time-boxed de até um mês, durante o qual um Incremento potencialmente utilizável do produto é criado. Sprints tem durações coerentes em todo o esforço de desenvolvimento. Uma nova Sprint inicia imediatamente após a conclusão da Sprint anterior.

        Dessa forma, ocorrem dentro de cada Sprint: a Reunião de Planejamento da Sprint, em seu primeiro dia; as reuniões diárias (ver Reunião Diária), em cada dia da Sprint; e as reuniões de Revisão da Sprint e Retrospectiva da Sprint, em seu último dia, além do trabalho de desenvolvimento propriamente dito e quaisquer outras atividades ou reuniões realizadas com a participação do Time de Desenvolvimento.

        De seu início até o final, o projeto com Scrum funciona inteiro dentro de Sprints, que acontecem uma após a outra, sem paradas ou intervalos (veja a Figura 1 abaixo). Desse modo, não há intervalos entre Sprints, nem se interrompe uma Sprint por alguns dias para resolver quaisquer questões, relativas ao projeto ou não. Tudo o que acontece em um projeto com Scrum relativo ao trabalho do Time de Desenvolvimento é trazido para dentro das Sprints.


        Figura 1 - Scrum: uma Sprint após a outra

        Figura 1 - Scrum: uma Sprint após a outra

        Assim como os projetos, as Sprints são utilizadas para realizar algo. Cada Sprint tem a definição do que é para ser construído, um plano projetado e flexível que irá guiar a construção, o trabalho e o resultado do produto. A Sprint possui como finalidade cumprir um objetivo bem definido, negociado e acordado entre o Time de Desenvolvimento e o Product Owner durante a Reunião de Planejamento da Sprint, que determina o que deve ser realizado a partir do que estará pronto ao final da Sprint. É a chamada Meta da Sprint, que guia o trabalho do Time de Desenvolvimento, levando seus membros a trabalharem juntos, e não em diferentes iniciativas.

        Durante a Sprint, nenhuma mudança que ameace a Meta pode ocorrer e a Meta não pode ser modificada. Em casos de exceção, quando a Meta perde seu sentido no decorrer do ciclo, a Sprint pode ser cancelada (veja explanação ao final dessa página).

        Sprints são limitadas a um mês corrido. Quando o horizonte da Sprint é muito longo, a definição do que será construído pode mudar, a complexidade pode aumentar e o risco pode crescer. Sprints permitem previsibilidade que garante a inspeção e adaptação do progresso em direção à meta pelo menos a cada mês corrido. Sprints também limitam o risco ao custo de no máximo um mês corrido.

        Cada Sprint pode ser entendido como um “miniprojeto”, no qual se realiza o planejamento e o desenvolvimento de determinados itens visando-se a realizar um objetivo bem definido — a Meta da Sprint. Essa meta pode traduzir um objetivo ou necessidade de negócios que será realizado a partir do desenvolvimento dos itens planejados.

        Podemos dizer que essa Meta corresponde a uma (mini) visão do produto a ser gerado nesse “miniprojeto”. O “miniproduto” desse “miniprojeto” é o Incremento do Produto. Ao final de cada “miniprojeto”, o trabalho realizado é revisado, feedback é colhido para os próximos “miniprojetos” e o time levanta melhorias a realizar no processo. O desenvolvimento do produto com Scrum acontece, portanto, em “miniprojetos”, um atrás do outro.

        Considerações de Teclas
        • Última Sprint:

        Caso seja a última Sprint do Projeto, verifique sobre atividades relacionadas à Conclusão do Projeto (Transição) no Guia na Wiki: Guia Prático de Atividades PDS-Scrum - Conclusão do Projeto (Transição).

        • Cancelamento da Sprint:

        Uma Sprint pode ser cancelada antes do término do seu prazo. Somente o Product Owner tem a autoridade para cancelar a Sprint, embora ele (ou ela) possa fazer isso sob influência das partes interessadas, do Time de Desenvolvimento ou do Scrum Master.

        A Sprint poderá ser cancelada se o objetivo da Sprint se tornar obsoleto. Isto pode ocorrer se a organização mudar sua direção ou se as condições do mercado ou das tecnologias mudarem. Geralmente a Sprint deve ser cancelada se ela não faz mais sentido de acordo com as circunstâncias. No entanto, devido a curta duração da Sprint, raramente cancelamentos fazem sentido.

        Ocorrendo o cancelamento, deverá ser antecipada a reunião de Revisão da Sprint, quando deverão ser revistos os itens já prontos (de acordo com a Definição de Pronto). Uma reunião de Retrospectiva da Sprint também será realizada em seguida. Idealmente, uma nova Sprint será iniciada em seguida. No entanto, como é uma situação de exceção, é razoável que Time de Desenvolvimento e Product Owner decidam como proceder, já que podem preferir não modificar o calendário já previsto de Sprints. Em vez de iniciar uma nova Sprint com o tamanho regular, é comum optarem por iniciar uma Sprint maior que contenha os dias que sobraram, ou realizar uma Sprint curta com esses dias restantes, de forma a manter as datas de início e término das próximas Sprints.

        Informações Adicionais