Função: Product Owner
O Product Owner representa os interesses de todos os envolvidos (Stakeholders), define as funcionalidades do produto e prioriza os itens de Product Backlog.
Conjuntos de Funções: Time Scrum
Relacionamentos
Descrição Principal

O Product Owner tem as seguintes responsabilidades:

  • Definir as funcionalidades do produto (Backlog do Produto);
  • Priorizar as funcionalidades de acordo com o valor de negócio;
  • Ajustar funcionalidades e prioridades a cada Sprint, conforme necessário;
  • Garantir que o Backlog do Produto seja visível, transparente e claro para todos;
  • Garantir que o Time de Desenvolvimento entenda os itens do Backlog do Produto no nível necessário;
  • Decidir a data de liberação e conteúdo do Release; e,
  • Aceitar ou Rejeitar os resultados de trabalho.

O Product Owner é o maior interessado nos eventos de Preparação e Reunião de Planejamento da Sprint. A participação dele é essencial, pois no primeiro o Backlog do Produto é definido e priorizado, enquanto que no segundo cada item do Backlog do Produto é esclarecido e estimado de modo que possa ser selecionado para o desenvolvimento.

O Time Scrum analisa a priorização dos itens do Backlog do Produto, refina os itens a partir da prioridade e se compromete a finalizá-los durante a Sprint. Esses itens tornam-se parte do Backlog da Sprint.

Em retribuição ao comprometimento do Time Scrum em completar/finalizar as tarefas selecionadas, o Product Owner se compromete a não impor novos requisitos ao time durante a Sprint. É permitido alterar os requisitos, mas apenas fora da Sprint. Uma vez que o time inicie o Sprint, deve-se buscar atingir a Meta da Sprint (Sprint Goal).

Criação da Equipe
Abordagens da Designação
  • Único para um Time de Scrum, pois deve haver apenas um foco de decisões sobre o produto para o Time de Desenvolvimento;
  • Disponível para colaborar com o Time de Desenvolvimento, para estar presente nas reuniões do Scrum em que sua presença é obrigatória, para interagir com os clientes e demais partes interessadas, e para manter e priorizar o Backlog do Produto;
  • Competente para a definição do produto, com conhecimento e poder suficiente para tomar decisões rápidas e adequadas;
  • Pode ser um representante do cliente ou um procurador do cliente.

A Escolha do Product Owner

A escolha mais comum para Product Owners em projetos de desenvolvimento de software se dá entre o próprio cliente ou um representante indicado por ele.

Esse é um papel que exige disponibilidade e colaboração. Mesmo que esse Product Owner do cliente possua os conhecimentos e habilidades necessários, é bem possível que ele não possua tempo disponível para executar o seu papel, pois provavelmente estará envolvido em outras questões de seu próprio dia a dia de trabalho no cliente. Isso pode prejudicar sua relação com o Time de Desenvolvimento e o andamento do projeto.

Nesses casos, recomendamos fortemente, que o Product Owner seja designado pela própria organização ou grupo contratado para gerar o produto. Deve ser alguém formado para tal, com as habilidades e conhecimentos necessários. Ele realizará seu trabalho a partir do contato frequente com os clientes do projeto e com as demais partes interessadas, balanceando as necessidades das partes interessadas, mas tomando decisões alinhadas com ou em direção aos objetivos da sua própria organização.

Lembro que, para ser de fato um Product Owner, essa pessoa deve ter a autoridade para tomar as decisões necessárias sobre o produto. Ou seja, mesmo que não seja alguém do cliente, o Product Owner é sempre quem de fato define o produto.