Tarefa: Retrospectiva da Sprint
Em seguida da reunião de Revisão da Sprint, o Time de Desenvolvimento se reúne para a Retrospectiva da Sprint.
Disciplinas: Eventos Scrum
Finalidade
  • Objetivo: melhoria incremental contínua na forma como o Time Scrum faz o seu trabalho (inspeção e adaptação).
  • Quando: no último dia de cada Sprint, após a reunião de Revisão da Sprint.
  • Duração: máxima proporcional a 3 horas para Sprints de 1 mês.
Relacionamentos
FunçõesExecutor Primário: Executores Adicionais:
Saídas
    Descrição Principal

    A Retrospectiva da Sprint é o mecanismo principal para a visibilidade que o Scrum proporciona a áreas que potencialmente necessitam de melhorias, transformando-as em resultados. É uma oportunidade para o Time Scrum inspecionar a si próprio e criar um plano para melhorias a serem aplicadas na próxima Sprint.

    Time Scrum inspeciona a Sprint que está se encerrando quanto a seus processos de trabalho, dinâmicas, pessoas, relacionamentos, comportamentos, práticas, ferramentas utilizadas e ambiente, e planeja as melhorias necessárias. É discutido o que está dando certo e o que não está e planejam-se ações para mudança. Uma abordagem adotada é que todo o time se reúna e discuta o que ele gostaria de:

    • Começar a fazer.
    • Parar de fazer.
    • Continuar fazendo.

    O Scrum Master encoraja o Time Scrum a melhorar o processo de desenvolvimento e as práticas para torná-lo mais efetivo e agradável para a próxima Sprint. Eles buscam as causas raízes dos problemas enfrentados no período e traçam planos de ação com formas práticas para se realizarem as melhorias. A reunião é uma colaboração e nunca deve se configurar como um espaço para trocas de acusações ou discussões improdutivas.

    Ao final da Retrospectiva da Sprint, o Time Scrum deverá ter identificado melhorias que serão implementadas na próxima Sprint ou, dependendo do caso, em um momento mais oportuno.

    Considerações de Teclas

    O Scrum Master atua como um facilitador na reunião de Retrospectiva da Sprint, trabalhando junto ao Time Scrum para minimizar as dificuldades de comunicação e de colaboração, ingredientes necessários para a geração de ideias.

    Essa reunião não deve ser utilizada para se identificarem ações de melhoria no produto, trabalho que acontece na reunião de Revisão da Sprint. O principal foco é a identificação do que precisa ser melhorado na forma de trabalho do Time Scrum. Assim, é necessário que falhas ocorridas durante a Sprint que se encerra sejam identificadas e exploradas com franqueza.

    Dessa forma, embora não se devam apontar erros individuais nessa reunião, o trabalho de inspeção envolve a capacidade dos participantes de expor, em algum grau, suas próprias limitações e pontos fracos e, principalmente, as do Time Scrum como um todo. Diante dessa necessidade, o Time Scrum enfrenta importantes desafios que interferem em sua capacidade de executar uma reunião de Retrospectiva da Sprint eficaz.