Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 18/07/2024 14:23:18

Projeto Solaria

O Projeto Solária foi criado em 2021, dentro do Programa de Aceleração Digital do TRT9, por meio do qual servidores e magistrados foram convidados a apresentar projetos de automação e inovação. Na ocasião foram apresentados cerca de dez projetos, que foram desenvolvidos em conjunto com a equipe técnica do próprio Tribunal.

Atualmente, o Solária conta com 20 robôs que atuam em primeiro e segundo grau em tarefas que antes eram desenvolvidas pelos servidores, trazendo agilidade na tramitação processual.

O Solária é um sistema que reúne robôs computacionais para automação de atividades repetitivas do PJe que possam dispensar o trabalho humano, em especial aquelas baseadas em condições previamente definidas e tendo como consequência uma redução significativa do tempo de execução e do número de pessoas envolvidas na tarefa. Os benefícios de sua utilização refletem na saúde do servidor, pois evita excesso de cliques e os direciona para atividades mais complexas e produtivas.

O uso de cada robô é opcional e cada robô pode ser habilitado individualmente. O usuário delega permissões ao Solária para realizar as automações em seu nome.

O Ato n. 87/CSJT.GP.SG.SETIC, de 14 de setembro de 2022 integrou o Solária entre os produtos dos Sistemas Nacionais de Tecnologia da Informação e Comunicação da Justiça do Trabalho e em julho de 2023, o Projeto Solária foi nacionalizado, permitindo que todos os Tribunais do Trabalho tenham acesso as automações desenvolvidas, entregando valor para os (as) usuários (as) e, com isso, fazer com que a Justiça do Trabalho ganhe celeridade e qualidade com a implementação do Solária em escala nacional.

Para informações adicionais sobre o projeto ou sugestões, envie email para projetosolaria@trt9.jus.br