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Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 20/07/2024 13:09:57

Caderno de Políticas de TIC

 

processos_tiA Governança de TI se traduz em um conjunto de políticas, processos, papéis e responsabilidades associados a estruturas e pessoas da organização, de modo a se estabelecer claramente o processo de tomada de decisões e as diretrizes para o gerenciamento e uso da TI, tudo isso de forma alinhada com a visão, missão e metas estratégicas da organização.

Para executar suas atividades as Unidades de TIC necessitam de processos, normas e diretrizes. Para efetiva execução e formalização desses faz-se necessário a existência de políticas que vão estabelecer os processos, as responsabilidades, seus artefatos, além de normas e diretrizes

As políticas são importantes para que os servidores e colaboradores saibam o que é esperado deles. Sem políticas escritas e divulgadas adequadamente não existem padrões de referências a seguir.

Já os processos de TI padronizam todas as atividades da instituição relacionadas à tecnologia da informação, levando-as a um elevado nível de qualidade e excelência. Com os processos de TI, os serviços têm garantia de entrega, independente de quem os execute. 

A ausência de processos de TI claramente definidos aumenta as chances de erro nos projetos das empresas, uma vez que cada especialista da área poderia exercer suas atividades de uma maneira diferente, e numa eventual situação de troca de funcionários de uma equipe, toda a estrutura de trabalho poderia ficar comprometida. Em contrapartida, a presença de uma governança de TI com processos bem modelados, permite que qualquer colaborador da área atenda aos projetos de maneira satisfatória, mesmo em situações críticas e emergenciais, mais ou menos como em um plano de continuidade de negócios.


Acesse aqui as políticas vigentes.


Processo de Contratações de TIC