Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 26/04/2024 12:43:57

Preservação e Resgate da Memória da Justiça do Trabalho no Paraná

 

O Tribunal Regional do Trabalho, em conformidade com sua política de preservação da memória, lançou durante a abertura da exposição "Justiça do Trabalho no Paraná de 1934-1951", em 18/10/2017, um instrumento de pesquisa que facilita a identificação, o rastreamento, a localização e a utilização de informações constantes no acervo institucional histórico pelos usuários e pesquisadores do acervo. Deste modo, tal instrumento, além de fomentar a pesquisa do período de 1934 a 1951, divulga o acervo de autos judiciais históricos da Justiça do Trabalho no Estado do Paraná, composto por documentos que são fonte primária de pesquisa.

Trata-se do "Catálogo Seletivo de Autos Judiciais - Inventário dos anos de 1934 a 1951" que é obra de iniciativa da Coordenadoria de Gestão Documental, Arquivo e Memória e da Seção de Memória, sob a coordenação do Desembargador Cassio Colombo Filho.

O trabalho retrata as relações de trabalho na sociedade paranaense, frente às soluções dos dissídios (predominantemente individuais) entre empregados e empregadores, desde as Inspetorias Regionais do Trabalho que eram vinculadas ao Poder Executivo até as Juntas de Conciliação e Julgamento incorporadas ao Poder Judiciário. Para tanto, expõe a catalogação de uma série de 200 autos judiciais selecionados do período, bem como artigos de destacados operadores do direito que ratificam a relevância dos registros históricos e realizam reflexões acerca dos dissídios e dos fatos que marcaram as relações trabalhistas do período apontado.

O evento de abertura da exposição que celebrou o lançamento do livro, contou com a presença de diversas autoridades e com um painel de discussões sobre os artigos inclusos no catálogo.

A exposição está aberta no Centro de Memória, das 10 às 17h até 12/12/2017, e compõe-se de 31 autos trabalhistas, periódicos que descrevem a conjuntura política e social da época, fotos, documentos e objetos relacionados ao período e aos trabalhadores paranaenses que procuravam a Justiça Laboral para proteção de seus direitos. O catálogo está à disposição para consulta física no Centro de Memória e virtual no site do TRT9, link do Centro de Memória.