Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 17/08/2019 10:21:35

Gestão Ambiental


3 R'S:
Os Princípios dos 3R's consistem num conjunto de ações implantadas desde 1992, por ocasião da Conferência da Terra, realizada no Rio de Janeiro, no sentido de reduzir, reutilizar e reciclar os produtos consumidos, sendo inquestionavelmente adotados em programas de coleta seletiva e posterior reciclagem
.

Leia mais



Coleta Seletiva: A Coleta Seletiva Solidária foi implantada no TRT PR em 2007. Inicialmente, a Comissão para Coleta Seletiva Solidária, composta por servidores, coordenava as ações de separação e descarte dos resíduos recicláveis gerados na esfera do Tribunal. A partir de 2013 esta atribuição passou a ser competência do Setor de Sustentabilidade. O destino final é a reciclagem destes resíduos, conforme estabelecido na Política Nacional dos Resíduos Sólidos, Lei 12.305/2010.

Classificação dos resíduos
O que fazer com os resíduos perigosos?






Catador de Residuos: As pessoas costumam pensar que os catadores são pessoas que recolhem o lixo. Este conceito está errado. Os catadores só recolhem materiais que podem ser reciclados. É muito bom quando conseguem se organizar em associações ou cooperativas, pois a atividade torna a reciclagem mais rentável. Este aumento de renda ocorre porque os catadores, atuando em conjunto, conseguem negociar preços melhores na venda dos materiais recicláveis.

CATAMARE





Coleta Oleo de Cozinha: 
O óleo de fritura residencial é coletado e doado, na Capital, à CATAMARE, e posteriormente, é remetido à reciclagem, para fins de produção de biodiesel e sabão. Por ser mais leve do que a água, o óleo forma uma película superficial nos mananciais, dificultando a troca de oxigênio entre o ar e a fauna aquática, causando a morte dos animais, além de provocar entupimentos de tubulações hidráulicas e elevando os gastos públicos no tratamento de esgoto.

O alto custo da insustentabilidade é arcado por todos nós. Então vamos colaborar, evitando o despejo inadequado do produto, direcionando-o à bombona coletora de óleo de cozinha usado.

Pontos de Coleta: Garagem Prédio 147, 400 e 528.




     
Farmácia Solidária
:Muitas pessoas costumam manter em casa uma farmácia particular, equipada com comprimidos para dor de cabeça, náuseas, xarope para gripe, pomadas diversas, etc.

Mas o que fazer quando os medicamentos não serão mais usados, porém se encontram dentro do prazo de validade?

Jogá-los no lixo comum ou no vaso sanitário é uma atitude que pode prejudicar o meio ambiente, pois os remédios geralmente possuem substâncias químicas que contaminam a água e o solo. O problema é que poucas pessoas sabem disso e quase não há informações sobre onde encontrar postos de recolhimento deste material.


Local de entrega: Responsabilidade Socioambiental, 147 3º andar.







Adote seu Copo: 
Pesquisa realizada pelo Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (UFBA) revela que a quantidade de estireno presente nos copos descartáveis é "parcialmente" acima do recomendado pelo Ministério da Saúde. Os copos plásticos possuem poliestireno (derivado do petróleo) que submetido ao calor libera o estireno, monômero tóxico apontado como cancerígeno.