Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 26/04/2024 09:51:39

Centro de Memória recebe visita de secretário do México


Secretário do México conhece o Centro de Memória da Justiça do Trabalho do Paraná

O Centro de Memória da Justiça do Trabalho do Paraná recebeu, hoje pela manhã (27 de agosto), a visita do secretário executivo da Comissão Iberoamericana de Ética Judicial (México), Eber Omar Betanzos Torres - mestre em Estudios Humanísticos por el Instituto Tecnológico de Estudios Superiores de Monterrey; doutor em Derechos Humanos de la UNED. Ele está em Curitiba participando da 39ª Reunião do CONEMATRA (Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho), na qual proferiu palestra sobre “La Ética Judicial Iberoamericana”.

Na ocasião, o secretário conheceu o
acervo do Centro, que inclui autos de processos, fotografias, vídeos, móveis e objetos que no passado fizeram parte do cotidiano desta Justiça, restaurados e preparados para o uso da comunidade. Tiveram, ainda, acesso a informações sobre a Justiça do Trabalho nos site do TRT-PR e à exposição permanente do Centro de Memória, que conta com acervo particular doado por magistrados e servidores aposentados.

TRABALHADOR RURAL
Visitou, ainda, a 
 exposição “Os trabalhadores rurais e a Justiça do Trabalho”, aberta em 7 de março deste ano. A mostra conta com 24 autos de processos trabalhistas, do período de 1979 a 1984 – oriundos da então Junta de Conciliação e Julgamento de Cornélio Procópio - tendo  trabalhadores das mais diversas atividades agrícolas como partes. Integram a exposição, ainda, fotografias de diferentes acervos, como o de Jorge Takano - que retratam o trabalhador rural nas plantações de rami. Fotografias das culturas de café, trigo, algodão, cana de açúcar, milho, arroz etc., bem como ferramentas de trabalho, artesanato e livros sobre movimentos sociais rurais estão expostos.

Na foto desta notícia, o palestrante (ao centro), com os servidores Doriane de Souza e France Chou, da Escola Judicial e do Cerimonial do TRT-PR, respectivamente.

Também visitaram o Centro de Memória, juízes e desembargadores de diversos Tribunais do Trabalho que participaram da 39ª Reunião do CONEMATRA, nos dias 26 e 27 de agosto.

 (voltar)