Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 25/04/2024 23:54:16

Centro de Memória Inaugura exposição sobre trabalhadores do transporte coletivo

Sistema Expresso Praça Generoso Marques (1974)
Sistema Expresso - Praça Generoso Marques (1974)

Foi inaugurada nesta segunda-feira (18/05) a exposição "Trabalhadores no Transporte Coletivo de Curitiba e a Justiça do Trabalho". A mostra, organizada pelo Centro de Memória do TRT, reúne autos de processos trabalhistas do período de 1938 a 1972, autos de dissídio coletivo, além de fotografias de valor histórico. 
As imagens foram cedidas pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e retratam o cotidiano de empregados e de empregadores desse ramo, percorrendo mais de cem anos de história do transporte urbano da capital.


É uma viagem no tempo, desde a época em que o deslocamento de massa era feito com a ajuda de mulas, no final do século XIX, até os dias atuais, com os recém-adotados BRTs ou "ligeirões azuis".  

Também estão expostos instrumentos de trabalho utilizados pelos profissionais do transporte e miniaturas de ônibus, cedidas pelo Sindicato das Empresas de Transporte Urbano e Metropolitano de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) e pelo Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região (Sindimoc).

O evento marca a participação do Centro de Memória da Justiça do Trabalho do Paraná na décima terceira Semana de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). A celebração acontece anualmente em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). A edição deste ano apresentará o tema "Museus para uma sociedade sustentável". 


A mostra ficará aberta até setembro e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, no Centro de Memória da Justiça do Trabalho do Paraná - Alameda Doutor Carlos de Carvalho, 528, no centro de Curitib
a.


Desenvolvimento urbano


A exposição foi aberta pelo presidente Altino Pedrozo dos Santos para uma plateia de magistrados, servidores, advogados e estudantes. O arquiteto Key Imaguire Junior, professor aposentado da Universidade Federal do Paraná, falou sobre a evolução do transporte público de Curitiba à medida em que a cidade se expandiu geográfica e demograficamente.
 

Mestre em História do Brasil e doutor em História das Ideias pela UFPR, o professor analisou os planos de desenvolvimento urbano dos primórdios de Curitiba e os que modernizaram a cidade ao longo do século XX, como os projetos que criaram as vias estruturais, ligando áreas populosas da cidade, e que foram destinadas aos ônibus.


Sobre a adoção do metrô, Key Imaguire afirmou ter dúvidas sobre necessidade de implantar o sistema. O palestrante destacou que, em Curitiba, com um subsolo repleto de rios e córregos, a construção das estações e vias subterrâneas teria um custo "muito elevado", além de trazer problemas estruturais para as edificações localizadas perto das obras. Para o especialista, a cidade teria que incorporar outros modelos de transporte para resolver a questão da mobilidade urbana.

Palestra proferida pelo Professor key Imaguire 
Professor Key Imaguire

Visitantes da exposição
Visitantes conhecem a exposição

Notícia publicada em 18/05/2015
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br