Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 26/04/2024 02:15:45

Retrospectiva dos 70 anos da Justiça do Trabalho


Painéis no Fórum de Primeiro Grau de Curitiba fazem retrospectiva dos 70 anos da Justiça do Trabalho

 
Foram disponibilizados, hoje (20 de maio),  para visitação pública, painéis alusivos aos 70 anos da Justiça do Trabalho no Brasil e no Paraná, no hall de entrada do Fórum Trabalhista de Primeiro Grau de Curitiba.

O material faz uma retrospectiva sobre a Justiça do Trabalho. O painel sobre o Brasil inicia com a Lei Imperial 3.353, de 13 de maio de 1888 (que declara extinta a escravidão), passando pela Encíclica Rerum Novarum (1.891) e pela criação da OIT e do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio (26 de novembro de 1930). Também constam desse painel publicações na imprensa sobre a Justiça do Trabalho, a promulgação da Consolidação das Leis Trabalhistas e de outras leis relacionadas ao trabalho.

Por sua vez, o do Paraná apresenta registros fotográficos das sedes da Justiça do Trabalho no Estado e da solenidade de inauguração da Junta de Conciliação e Julgamento de Curitiba. Matéria jornalística contendo discursos do primeiro presidente da Junta, o magistrado Jorge Ribeiro, e de outros juristas sobre o Judiciário Trabalhista compõem o retrospecto. A
instalação do TRT da 9ª Região, em 17 de setembro de 1976, também é destaque.

A pesquisa do material e a redação do texto foram feita pelas historiadoras Maria Eunice Rodrigues da Silva e Juliane Chiuratto. A arte do painel foi desenvolvida pelo estagiário Tiago Pereira da Silva - da Assessoria de Comunicação Social do TRT da 9ª Região.

O Fórum Trabalhista de Primeiro Grau de Curitiba fica na Avenida Vicente Machado, 400 - Centro.


(voltar)