Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 18/01/2019 17:54:34

Centro de Memória

 O Centro de Memória, responsável pela guarda do acervo histórico da Justiça do Trabalho paranaense, está localizado no centro de Curitiba, no prédio histórico que sediou o Clube Rio Branco, na Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 528.

O ambiente reproduz uma sala de audiências das antigas Juntas de Conciliação e Julgamento, que precederam as atuais Varas do Trabalho. Nos equipamentos disponibilizados, acadêmicos, pesquisadores e outros visitantes podem pesquisar autos de processos de valor histórico, documentos e fotografias que ilustram momentos marcantes da trajetória do Tribunal.

Até dezembro de 2017 haviam sido selecionados mais de 120 mil autos para preservação, dos quais cerca de 14 mil foram catalogados e encontram-se disponíveis para pesquisa (clique aqui). Os autos abrangem o período de 1934 a 1999.

 O COMEÇO

Já em 1999 registraram-se ações da Administração para reunir e organizar documentos históricos. Em 2003 o Projeto Memória foi instituído formalmente e em 2008 criou-se o Selo Memória, que distingue os autos de processos que não podem ser destruídos. Esses autos são restaurados para arquivamento e digitalizados, na íntegra. Disponibilizar esse conteúdo digitalizado é uma das tarefas do Centro de Memória.

 São organizadas visitas monitoradas ao Centro de Memória, que possui em seu acervo processos históricos da década de 1930, protocolados, em grande parte, por imigrantes europeus, principalmente alemães e poloneses, que formavam a mão de obra local na época. 

 O horário de funcionamento do Centro é das 10h às 17h, de segunda a sexta-feira. Para mais informações, entrar em contato pelo e-mail memorial@trt9.jus.br  e pelos telefones (41) 3310-7741/3310-7715.

Clique aqui para consultar o ACERVO HISTÓRICO do TRT da 9ª Região.