Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 20/04/2024 07:30:14

A inauguração do Centro de Memória

Em 17 de junho de 2010, foi inaugurado o Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná. O então Presidente do TRT-PR, Desembargador Ney José de Freitas, que liderava o projeto desde quando foi corregedor regional (2008-2009), ressaltava a relevância da memória para as instituições. "Nós temos - lembrava o presidente - os registros em áudio das primeiras sessões realizadas no Tribunal, em 1976, uma coleção fotográfica extremamente importante, praticamente toda ela já digitalizada, e os móveis das primeiras unidades judiciárias paranaenses. Essa parte da memória interna do TRT será disponibilizada à comunidade, assim como aquela parte do acervo que abrange mais amplamente a sociedade e que ficará disponível para economistas, sociólogos, historiadores e outros interessados na pesquisa científica."

O grupo folclórico germânico Alte Heimat, que por mais de 40 anos se apresentou no salão do então Clube Rio Branco, hoje plenário do Tribunal, realizou uma exibição de danças folclóricas do sul da Alemanha. O Alte Heimat, que significa "Antiga Pátria", apresentou quadros representativos do início da atuação do Grupo no clube, o qual teve o prédio restaurado pelo TRT.

 A Juíza do Trabalho Morgana de Almeida Richa (então membro do Conselho Nacional de Justiça) descerrou, junto com o Desembargador Ney José de Freitas,à época Presidente do Regional paranaense, a placa que marcou o início das atividades do Centro de Memória (foto). A Desembargadora Rosalie Michaele Bacila Batista, em cujo mandato na Presidência foi adquirido o edifício sede do Tribunal, desenlaçou a fita de inauguração, em conjunto com o então Corregedor Regional, Desembargador Arnor Lima Neto, e com a então Vice-Presidente, Desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão.

* Registro fotográfico da inauguração (clique aqui)

* Discurso do Presidente do TRT da 9ª Região (clique aqui)