Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 25/04/2024 23:55:38

Aberta a exposição itinerante do TST: "CLT 70 anos de história"


Solenidade abre exposição itinerante do TST sobre os 70 anos da CLT

Foi realizada, hoje (1º de outubro), solenidade de abertura da exposição itinerante do Tribunal Superior do Trabalho "CLT 70 anos de história".  Participaram da cerimônia a vice-presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 9ª Região, juíza Sandra Flügel Assad; o diretor da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná, Emerson Jesus Rodrigues Avelar; desembargadores, juízes, autoridades civis e militares, membros do Ministério Público do Trabalho, advogados, servidores e demais convidados.

Em seu discurso, a presidente do Tribunal do Trabalho do Paraná, desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão falou que "o
transcurso de sete décadas da solidificação das normas trabalhistas, de modo ordenado e sistemático, e que mudou para sempre as relações jurídicas dos vetores da economia brasileira, é muito mais que uma efeméride de celebração legislativa. É a justa reverência a um marco sociológico e antropológico, com repercussão na vida política, sindical e socioeconômica em nosso país", expôs. A magistrada citou o o filósofo Jacques Bossuet: “A história é o grande espelho da vida humana; instrui com a experiência e corrige com o exemplo”. Finalizou, dizendo: "esta mostra reflete essa verdade."


Na oportunidade, a curadora da exposição, Rosemary de Almeida, procedeu à entrega ao TRT-PR de exemplar do selo comemorativo aos 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho, lançado neste ano pelos Correios em parceira com o TST. Posteriormente, foi apresentado audiovisual "CLT 70 anos de história".

Encerrando a solenidade, o servidor Ubiracy Franco de Godoy apresentou, em harpa, a música "Pompa e Circunstâncias".

A EXPOSIÇÃO
Estão expostos materiais referentes à evolução da Justiça do Trabalho, como selos, medalhas, comendas, fotografias, jornais históricos e processos antigos restaurados. A mostra apresenta as principais conquistas trabalhistas ao longo do século XX, como a criação da carteira de trabalho e do salário mínimo.
Um dos destaques da mostra é a linha do tempo na qual é feito um balanço da evolução nas relações trabalhistas, como a instalação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, a criação da carteira de trabalho, relevantes movimentos grevistas, o estabelecimento do salário mínimo e a criação da CLT.

A exposição pode ser vista até o dia 4 de outubro, das 10h às 19h, no hall de entrada do prédio do Tribunal Regional do Trabalho (Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 528), em Curitiba. Durante esse período estará sendo distribuído o informativo LABOR. Outras informações pelo telefone (41) 3310-7741 ou memorial@trt9.jus.br.




















 

(voltar)