Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 20/12/2025 04:14:54

TRT-PR atualiza Cartilha sobre Assédio e Violência no Trabalho

Notícia publicada em 17/12/2025
Fotografia de cinco pessoas em pém em frente a uma plateia sentada, um homem e quatro mulheres. Todos seguram um exemplar da cartilha em mãos
A desembargadora Thereza Cristina Gosdal (primeira mulher a partir da esquerda) 
coordenou o trabalho de revisão junto com juízes e juízas do TRT-PR.

O programa Trabalho Seguro PR, com o apoio da Ouvidoria da Mulher do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR), acaba de lançar uma versão atualizada da “Cartilha sobre Assédio e Violência no Trabalho” (com uma versão digital disponível aqui). O principal objetivo da cartilha é orientar para evitar abusos, mas ela informa também sobre o que fazer e onde buscar apoio se for preciso.

Trabalhar em um ambiente seguro e saudável é um direito de todos. O TRT-PR atua no sentido de orientar os(as) seus(as) magistrados(as) e servidores(as) sobre os principais conceitos acerca do tema e sobre como proceder nessas situações. Logo na apresentação, o documento diz: “A conscientização acerca dessas práticas, a compreensão dos conceitos que permitem sua identificação, o conhecimento das possibilidades de denúncia e enfrentamento, são essenciais no combate a essas práticas”.

A desembargadora Thereza Cristina Gosdal, que atuou como Ouvidora da Mulher, afirmou que a cartilha é voltada para quem trabalha no TRT-PR, mas que os seus conceitos podem ser aplicados a qualquer instituição, empresa ou organização e, portanto, é uma ponte para alcançar o público externo também. “O objetivo é melhorar a prestação do serviço jurisdicional indiretamente e melhorar diretamente a qualidade das nossas relações de trabalho, porque com relações de trabalho mais harmônicas, nós temos mais eficiência para prestar um serviço jurisdicional melhor”, disse.

O TRT-PR já tinha uma cartilha sobre o tema voltada para o público interno. No entanto, a versão atualizada traz conceitos mais recentes, como cyberbullying e stalking. A cartilha foi elaborada por uma comissão de magistrados e servidores da Coordenadoria de Saúde do TRT-PR, com apoio da Assessoria de Comunicação.

A cartilha esclarece que qualquer pessoa que trabalhe no TRT-PR que se perceba alvo, ou que tenha conhecimento de fatos que possam caracterizar assédio ou discriminação no trabalho, pode procurar um dos espaços de atendimento do próprio tribunal:

  • Qualquer chefia imediata 
  • Ouvidoria 
  • Ouvidoria da Mulher 
  • Subcomitê de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual (SPEAMAS) de 1º Grau 
  • Subcomitê de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual (SPEAMAS) de 2º Grau 
  • Divisão de Ética e Disciplina 
  • Seção de Psicologia e Serviço Social 
  • Secretaria de Gestão de Pessoas 
  • Corregedoria

O programa Trabalho Seguro PR é coordenado pelas juízas Sandra Mara Flügel Assad e Ana Paula Sefrin Saladini.



*A gestão encerrou-se no dia seguinte, 5/12, com a posse da nova administração do TRT-PR para o biênio 2025/2027.

Texto e fotografia: Pedro Macambira Filho / Ascom TRT-PR