Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 20/12/2025 07:00:54

Prédios da capital terão caixas para coleta de resíduos eletrônicos até fim de novembro

Notícia publicada em 18/10/2025
Pôster de divulgação da iniciativa "TECH GIRLS". O fundo é branco com elementos gráficos em laranja e diferentes tons de verde.  No topo, o título laranja "TECH GIRLS" ao lado de um ícone de reciclagem de eletrônicos. No centro, um grande círculo de setas verdes indica "AQUI, PONTO DE COLETA DE LIXO ELETRÔNICO". Em volta das setas, ícones de eletrônicos como notebook, monitor, mouse/teclado, impressora e tablet. No canto superior direito, um QR Code para mais informações.  Abaixo, em uma faixa verde, o texto: "Alunas transformam eletrônicos em ferramenta de trabalho e renda", com uma foto de duas alunas manuseando componentes eletrônicos em um notebook. Na parte inferior, as informações de contato: Instagram @techgirlsbrasil e site www.techgirls.com.br.

Até o dia 28 de novembro, o Comitê de Patrimônio, Logística e Sustentabilidade (CPLS) do Tribunal Regional do Trabalho da 9 Região (TRT-PR), em parceria com a instituição Tech Girls, vai disponibilizar nos edifícios sede da Justiça do Trabalho em Curitiba, caixas para coleta e destinação de resíduos eletrônicos domésticos. Magistradas(os), servidoras(es), estagiárias(os) e funcionárias(os) terceirizadas(os) estão convidados a revisarem em casa a possibilidade de terem material eletrônico descartável, que jogado irregularmente no meio ambiente podem ser tóxicos, a trazer para reaproveitamento no Tribunal.

Podem ser depositados nas caixas de coleta equipamentos eletrônicos obsoletos ou com defeito como laptop/notebook, smartphones, monitores, estabilizadores, amplificador de sinal de internet, projetor de slide (multimídia), TV’s, periféricos com mouse e teclado e cabos de força.

Os itens em condições de uso ou recuperáveis, serão utilizados nas aulas oferecidas pela Tech Girls. As peças classificadas como sucata são recicladas em oficinas de arte em lixo eletrônico e viram acessórios femininos, como brincos e colares. As peças recebem o nome de Bijouxtechs® e o valor arrecadado com a venda destes acessórios é revertido para as alunas.

A Tech Girls é uma franquia social que atua na educação em tecnologia da informação e no tratamento de resíduos eletrônicos. A instituição oferece capacitação em TI em comunidades em vulnerabilidade social, como foco em reduzir o déficit de mulheres atuando nessa área. A parceria entre o Comitê de Sustentabilidade e a Tech Girls foi sugerida pelo Sindicato dos Trabalhadores da Justiça do Trabalho no Paraná (Sinjutra)

Texto: Marcio  Lopes / Ascom TRT-PR