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Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 30/09/2025 18:03:42

Justiça do Trabalho do Paraná oferece atendimento online em Libras para pessoas surdas

Notícia publicada em 29/09/2025
Banner informativo em duas cores: laranja (esquerda) e verde-escuro (direita). O título em caixa alta, branco e azul é "BALCÃO VISUAL", com o subtítulo "ATENDIMENTO EM LIBRAS PARA O PÚBLICO". Um ícone de mãos fazendo um sinal em Libras está no canto superior direito. A mensagem informa: "O solicitante pode estar presente na Vara do Trabalho ou on-line". No canto superior direito, um círculo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Na parte inferior, uma ilustração de três pessoas (uma delas fazendo o sinal de Libras) e o logo do TRT-9ª Região.

Um passo importante para a inclusão. A população surda paranaense tem à disposição um novo serviço de atendimento acessível na Justiça do Trabalho do Paraná: o Balcão Visual, uma chamada de vídeo on-line com um servidor fluente em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) aderiu a um projeto nacional para ampliar o acesso de pessoas com deficiência. Em termos práticos, todas as pessoas surdas usuárias de Libras podem realizar a chamada de vídeo para tirar dúvidas de processos trabalhistas ou solicitar informações. Se o atendimento for presencial, o servidor de uma Vara do Trabalho ou de uma unidade administrativa pode acionar o Balcão Visual para a intermediação da conversa.

Para acessar o Balcão Visual, basta entrar no site do TRT-PR (www.trt9.jus.br) e na seção ‘Contatos’, clicar no link ‘Balcão Visual - Acessível em Libras’. Irá abrir, então, a página do projeto com instruções e indicado o link de acesso direto ao atendimento remoto.

Como acessar: Clique aqui para acessar a página do Balcão Visual no site do TRT-PR

O Balcão Visual funciona nos dias úteis de expediente, das 12h às 17h. A chamada de vídeo é atendida por servidoras e servidores dos Tribunais Regionais do Trabalho de diversas regiões, capacitados em Libras e que têm acesso aos processos. A ferramenta funciona nos mesmos moldes do Balcão Virtual (clique aqui para acessar), um sistema de atendimento on-line da Justiça do Trabalho  - desenvolvido durante a pandemia de covid-19 - em que advogadas(os) e a população pode buscar atendimento de forma virtual e on-line em todas as Varas do Trabalho. 

Setembro é conhecido como o ‘Setembro Verde’, um mês dedicado à luta pela inclusão de pessoas com deficiência. “A Justiça cumpre ainda mais o seu papel de estar acessível e garantir a participação plena na sociedade. A conscientização sobre as necessidades da população surda e a busca por soluções que promovam a inclusão são passos fundamentais para garantir a igualdade de oportunidades”, afirma o presidente do TRT-PR, desembargador Célio Horst Waldraff.

 

Acessibilidade no atendimento

A nacionalização do projeto foi aprovada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) no final de 2024. Em ofício de convite para adesão aos Tribunais, o então presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do CSJT, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, afirmou que o Balcão Visual está “promovendo inclusão e aprimorando a acessibilidade a nosso sistema de atendimento”. 

A adesão do TRT-PR foi assinada pelo presidente do Tribunal, desembargador Célio Horst Waldraff. No mesmo despacho, foi indicada a servidora Regina Conceição Ciscato de Lima, da Unidade de Acessibilidade e Inclusão do TRT-PR, como representante no projeto do Balcão Visual.

 

APAS de Curitiba valoriza integração

A Associação de Pais e Amigos dos Surdos (Apas) de Curitiba é uma das instituições beneficiadas. A escola oferece a 78 jovens aulas de libras, oficinas profissionalizantes, como a de costura e a de marcenaria, e a assistência necessária para ingressarem no mercado de trabalho. 

Para a diretora da APAS, Cristianne Bara Mattei Pacheco de Carvalho, a iniciativa do TRT deve servir como estímulo para a inclusão e acessibilidade da pessoa surda. “É muito triste ainda perceber muitas barreiras na comunicação, falta de profissionais qualificados que dominem a Língua Brasileira de Sinais, as e dificuldades de acesso a serviços básicos, como saúde e educação. Precisamos de mais iniciativas como essa, pois a discriminação social é um desafio constante para a população surda”, disse.

 

Texto: HC e Patrícia Thomaz / Ascom TRT-PR