'Atender Bem é Incluir' abre o Mês de Luta da Pessoa com Deficiência no TRT-PR
A excelência no atendimento prestado a pessoas com deficiência por empresas dos setores de comércio e de serviços é o tema do evento de abertura do Mês de Luta da Pessoa com Deficiência, o Setembro Verde, no Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR). Com o título 'Atender Bem é Incluir!', o evento acontecerá no dia 29 de agosto de 2025, das 9h às 18h, no Plenário Pedro Ribeiro Tavares. Para participar é necessária a inscrição através do e-mail eventos@trt9.jus.br. Magistrados(as) e servidores(as) do TRT-PR devem fazer a inscrição via Escola Judicial (EJ), clique aqui e tenha mais informações.
O objetivo do evento é construir diálogos entre entidades representativas, pessoas com deficiência e empresas do comércio e dos serviços, na busca por um atendimento inclusivo. Assim, a programação foi dividida em três painéis: o primeiro aborda a legislação sobre o atendimento à pessoa com deficiência; o segundo é sobre os desafios das empresas para atender com qualidade; e o terceiro sobre o olhar das pessoas com deficiência para o atendimento que buscam receber.
CLIQUE AQUI E CONHEÇA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA.
Setembro Verde
O Mês de Luta da Pessoa com Deficiência, ou Setembro Verde, é o mês dedicado à conscientização sobre acessibilidade e inclusão, através de ações e campanhas voltadas e promover a discussão sobre os direitos das pessoas com deficiência. A campanha culmina com a celebração, no dia 21, do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, que foi instituído pela Lei nº 11.133/2005.
Preparação
Para a organização do evento no TRT-PR foram realizadas três reuniões preparatórias. A primeira delas com as entidades representativas do setor de comércio e serviços, com o objetivo de identificar os problemas existentes e as propostas de solução sob o ponto de vista empresarial. A segunda reunião foi com as entidades representativas das pessoas com deficiência, para conhecer as barreiras enfrentadas e suas demandas em busca de um atendimento respeitoso e inclusivo no comércio e nos serviços.
A terceira etapa preparatória reuniu órgãos públicos, para averiguação das alternativas de apoio em ações de capacitação e desenvolvimento de equipes de atendimento, permitindo que as empresas possam ter em seus quadros, funcionários qualificados no atendimento a pessoas com deficiência.
Texto: Marcio Lopes / Ascom TRT-PR
*Matéria editada às 10h45 de 26 de agosto para incluir as informações de inscrições no evento para magistrados(as) e servidores(as).