Direitos de gestantes e lactantes é o foco de ação do Programa Trabalho Seguro na segunda (25)
Duas palestras vão ressaltar a importância da amamentação na próxima segunda-feira (25) dentro da campanha Agosto Dourado. O evento, chamado de 'Direitos das Mulheres na Gestação e na Amamentação', é promovido pelo Programa Trabalho Seguro Regional e pelo Comitê Gestor Regional do Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade do Tribunal Regional do Trabalho da 9° Região (TRT-PR). O debate acontece das 13h às 15h no auditório do Foro Trabalhista de Curitiba e é voltado a magistradas, servidoras, terceirizadas, estagiárias e ao público externo, como as advogadas e as procuradoras. As palestras serão ainda transmitidas pelo canal do TRT-PR no Youtube (clique aqui para acessar).
A ação tem como objetivo sensibilizar trabalhadoras e gestores sobre os direitos das gestantes e lactantes, no contexto das normas trabalhistas e de saúde ocupacional e estimular a criação ou aprimoramento de políticas que respeitem e valorizem a maternidade no ambiente de trabalho.
As palestrantes serão a advogada e professora Aline Cordeiro Andriolli e a enfermeira obstétrica e neonatologista Cibele Prado. Mestra e doutoranda em Tecnologia e Sociedade na UTFPR, Aline Andriolli é presidente da Comissão das Mulheres Advogadas da OAB-PR, pesquisadora em Gênero e professora. Ela abordará o tema “Direitos da gestante e da lactante”.
Cibele Prado falará sobre o tema “Impacto da gestação e da lactação na saúde física e mental da mulher”. Com especializações em UTI Neonatal e em Enfermagem Obstétrica, Cibele atua como consultora de amamentação desde 2003 e obteve a certificação internacional IBCLC - International Board Certified Lactation Consultant - em 2025. Também foi coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno no Paraná pelo Ministério da Saúde entre 2012 e 2018.
A ação conta com o apoio do Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin), que engloba diversas instituições paranaenses com o objetivo de promover ações de prevenção a acidentes e doenças do trabalho no estado. Não haverá necessidade de inscrição prévia. A participação contará para fins de atividade formativa para magistradas e de adicional de qualificação para servidoras, mediante registro de presença.
Texto: Marcio Lopes / Ascom TRT-PR
Arte: Joel Gogola / Ascom TRT-PR