Imigrantes formandos do Projeto Lampedusa recebem a Cartilha Trabalhador Latinoamericano
O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) esteve presente na formatura dos alunos do Projeto Lampedusa, desenvolvido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) no dia 8 de julho. O objetivo foi promover a distribuição da Cartilha dos Direitos e Deveres do Trabalhador Latinoamericano junto aos alunos do programa de ensino voltado para o ensino da língua portuguesa a pessoas imigrantes. A ação de conscientização sobre os direitos trabalhistas ocorreu na cerimônia de formatura na sede da instituição de ensino.
Na ocasião, a juíza Angélica Cândido Nogueira Slomp, que integra o Programa de Nacional de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas e de Proteção do Trabalho do Migrante, entregou as cartilhas para os cerca de 150 alunos, a maioria formado por imigrantes hispanofalantes e que possuem diversos níveis de conhecimento da língua falada no Brasil.
A cartilha foi lançada no mês de maio e o material é dedicado aos imigrantes vindos de países da América Latina. A função do manual de direitos e deveres é explicar os direitos e deveres do trabalhador no Brasil a quem ainda desconhece. O documento é escrito em espanhol e português e aborda assuntos como direitos básicos dos trabalhadores, formas de contratação, funções da Carteira de Trabalho e Previdência Social, dentre outros.
Texto e fotografia: Pedro Macambira Filho / Ascom TRT-PR