Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 01/07/2025 05:21:58

Casa do Saber, inaugurada pelo TRT-PR, promoverá o cursos para pessoas de baixa renda

Notícia publicada em 30/06/2025
Dois homens descerram placa de inaguração ao retirar pano preto de frente da placa. Ambos estão vestidos de terno, um deles com jaqueta bege, e olham para placa no centro da imagem
O presidente do TRT-PR, desembargador Célio Horst Waldraff, e o desembargador
Carlos Henrique de Oliveira Mendonça, idealizador do projeto, descerram a 
placa de inauguração da Casa do Saber, que funcionará no prédio do TRT-PR no
Cajuru: Avenida Vital da Natividade nº 555.

Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) inaugurou nesta quinta-feira (26) o projeto Casa do Saber. A intenção é promover uma ação direta da Justiça do Trabalho na promoção de oportunidades de desenvolvimento técnico e de conhecimentos gerais para pessoas e famílias de baixa renda. O ato de lançamento do projeto foi realizado no prédio do TRT-PR no bairro Cajuru, em Curitiba. A cerimônia contou com a presença de autoridades, líderes comunitários(as), além de magistrados(as) e servidores(as) do próprio Tribunal. A expectativa é que a Casa do Saber inicie a oferta de cursos a partir do segundo semestre de 2025.

Segundo o desembargador Carlos Henrique de Oliveira Mendonça, idealizador do projeto, a Casa do Saber parte de uma ideia simples: todas as pessoas têm algum conhecimento que pode ser ensinado e todas as pessoas querem aprender alguma coisa. Assim, a Casa do Saber funcionará como uma espécie de banco de conhecimentos, onde voluntários(as) atuarão como instrutores de diversos saberes para pessoas de baixa renda. "A Casa do Saber é um local onde a gente espera oferecer o máximo de atividades educativas possíveis, tudo de forma gratuita, pelo trabalho desses professores voluntários. Então, se você sabe ensinar alguma coisa, venha para cá", convida.

. 

O projeto funcionará no prédio do TRT-PR no bairro Cajuru, na Avenida Vital da Natividade nº 555, em Curitiba. A Justiça do Trabalho vai ceder espaço e estrutura para que voluntários possam oferecer aulas de diferentes tipos de conhecimento. O tempo de aula e a extensão de cada uma das possibilidades de cursos será variada, de acordo com as características de cada professor voluntário e da cada conhecimento ofertado. O período letivo será entre os meses de fevereiro a junho e de agosto a novembro e o horário de funcionamento será das 8h30 às 12h e, no período da tarde, das 13h30 às 17h30, sempre em dias úteis. 

Grupo de seis pessoas ao redor da placa de inauguração, dois homens e quatro mulheres.
O desembargador Carlos Henrique de Oliveira Mendonça junto com servidoras(es) do 
TRT-PR e lideranças comunitárias do bairro Cajuru.

A servidora Denise Teodoro da Silva será responsável pela administração diária do novo projeto. Ela explicou que, em um primeiro momento, a Casa do Saber está aberta a propostas de cursos, que serão realizados de acordo com a disponibilidade de material e a partir da própria demanda das pessoas atendidas. "A gente vai poder abrir as turmas em parceria com as comunidades, com os vários líderes comunitários que a gente já está em contato, e aí eles vão poder também trazer alguma demanda. E assim a gente vai fazendo pelos dois lados", conta.

O presidente do TRT-PR, desembargador Célio Horst Waldraff, afirma que um dos direcionamentos que dá para a sua gestão é tornar a Justiça do Trabalho mais próxima da sociedade e dos cidadãos. Portanto, a Casa do Saber vem como mais uma iniciativa que reforça essa diretriz. Ele também vê positivamente a interação direta entre magistrados(as) e servidores(as), que tem muito a aprender mesmo estando no papel de instrutores ou professores. "Precisamos resgatar a sensibilidade do magistrado e do servidor para nossa atuação de fazer justiça às partes. E é isso que temos a aprender com os destinatários desse projeto. Vamos nos sensibilizar dessa atividade permanente, perene e fazer justiça às partes", ressalta.

. 

A líder comunitária Alessandra Paes de Arruda foi à inauguração da Casa do Saber representando a Vila Betel. Ela foi uma das lideranças comunitárias presentes ao evento. "Aqui é pertinho para eles virem fazer os cursos, então para a comunidade vai ser muito bom, porque tem falta de vários cursos que os adolescentes, os adultos, até as crianças precisam", revela.

Representando a Prefeitura Municipal de Curitiba, o administrador da Regional do Cajuru, Agostinho Crepvile Filho, demonstrou entusiasmo com a parceria que envolve entes públicos e a própria comunidade da região. "As parcerias com a iniciativa privada, com os órgãos de vários tipos de órgãos federais, estaduais e municipais ajudam cada vez mais o administrador a fazer a sua ocupação, que é atender a população. Eu já me apresentei ao desembargador para que a gente consiga apresentar mais lideranças, pessoas que têm essa convivência direta, que procuram a gente ali para alguma demanda que talvez a gente não consiga dar conta ali", finaliza.

. 

Mal. Cândido Rondon

O autor da iniciativa, desembargador Carlos Henrique de Oliveira Mendonça, lembra que o projeto que está sendo implantado em Curitiba teve uma primeira versão, quando ele ainda era juiz de 1º Grau em Marechal Cândido Rondon. "Na época, conseguiu um barracãozinho na Associação de Moradores, de um bairro humilde, carente. E aí, sozinho, fiz uma divulgação ampla por muito tempo, buscando os professores voluntários. É infinita a possibilidade de cursos na Casa do Saber. Tudo com base no que pessoas se apresentam oferecendo para ensinar", avalia.

Fotografia com lente olho de peixe, que distorce as bordas para ampliar a área de registro. Imagem mostra à direita um homem de terno na tribuna e em frente a ele um grupo de cerca de 40 pessoas na cerimônia de inaguração
A cerimônia contou com a presença de autoridades, líderes comunitários(as),
além de magistrados(as) e servidores(as) do próprio Tribunal.

Texto: Pedro Macambira Filho / Ascom TRT-PR

Fotos: Jason Silva / Ascom TRT-PR