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Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 19/06/2025 11:56:55

Cresce em nível de satisfação com os serviços de TI do TRT-PR

Notícia publicada em 18/06/2025

A pesquisa de satisfação dos usuários externos dos sistemas de informática do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) em 2024 contou com a participação de 512 usuários, que manifestaram um índice de satisfação de 89,57%. Os resultados confirmam tendência de crescimento em relação aos anos anteriores, tanto em satisfação como em adesão. O índice é 8 pontos percentuais maior em relação ao resultado de 2023 (81,13%) e de quase 15 pontos percentuais em relação a 2022 (74,65%). O resultado deste ano também supera a meta estipulada pelo Plano Diretor de Tecnologia da Informação do TRT-PR (PDTIC), que era de 80% para 2024.

As pesquisas de satisfação são realizadas anualmente, desde 2016, pela Secretaria Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação (SGTIC). Os levantamentos têm por objetivo obter a percepção geral dos usuários em relação aos serviços de TI, além de auxiliar na identificação de falhas e oportunidades de melhorias. A participação de mais de 500 usuários no levantamento em 2024 corresponde a um crescimento de mais de 725% em relação ao ano anterior. Em 2023 foram 62 as participações. Em 2022, 44 usuários participaram da pesquisa.

Entre os participantes, 390 são advogados e 65 são auxiliares da Justiça, como peritos, tradutores e contadores. Ainda participaram da pesquisa representantes do Ministério Público, da Advocacia Pública, partes em processos, estagiários de direito, pesquisadores e fornecedores do Tribunal. 

O questionário da pesquisa foi dividido nas dimensões Sistemas, Comunicação, Central de Serviços e Serviços Digitais. O usuário pôde avaliar diversos itens relacionados a cada uma dessas dimensões, com cinco opções de resposta: "muito insatisfeito", "insatisfeito", "satisfeito", "muito satisfeito" e "não utilizo/não sei", O índice final de satisfação engloba as respostas ¿satisfeito¿ e ¿muito satisfeito¿.

As dimensões com melhor avaliação foram a Comunicação, com 91,33% de satisfação e Central de Serviços, com 91,06%. O menor índice de satisfação foi de 86,46%, para a dimensão Serviços Digitais. Além das questões objetivas, o formulário destinou um campo para comentários dos participantes. Esses comentários, divididos por áreas e sistemas ou serviços, com seus respectivos andamentos podem ser acessados na Relação de Comentários e Ações Decorrentes da Pesquisa de TI 2024 (clique aqui e acesse).

Texto: Marcio Lopes / Ascom TRT-PR