Medalha do Mérito do Judiciário marca aniversário de 47 anos do Tribunal
A comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR), conhecida como Ordem das Araucárias, foi entregue nesta segunda-feira, 25, como ponto alto da celebração dos 47 anos do Tribunal, completados no último dia 17 de setembro. O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Lelio Bentes Corrêa, e o ministro Alberto Bastos Balazeiro, também do TST, receberam suas homenagens, no grau de Grã Cruz, em cerimônia realizada no gabinete da Presidência do Tribunal, pela manhã, com a participação dos ex-presidentes do TRT-PR Indalécio Gomes Neto e Fernando Eizo Ono, ambos ex-ministros do TST, desembargadores, juízes, membros do Ministério Público e advogados.
A Grã Cruz é concedida a cidadãos e cidadãs com reconhecida trajetória na defesa dos preceitos da Justiça do Trabalho, contribuindo para a justiça social e a diminuição da desigualdade entre os brasileiros.
À noite, em sessão solene, foram homenageadas as ministras do TST Kátia Magalhães Arruda e Delaíde Alves Miranda Arantes e o ministro Breno Arruda, além do conselheiro do Conselho Nacional de Justiça Giovanni Olsson, do presidente do TRT do Amazonas e Roraima, desembargador Audapliphal Hildebrando da Silva, e da desembargadora Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla (TRT-Campinas), todos no grau de Grã Cruz.
No grau de Comendador / Comendadora, foram condecorados a desembargadora Tânia Regina Silva Reckziegel (TRT-RS); o juiz Bráulio Gabriel Gusmão, secretário-geral do Conselho Superior da Justiça do Trabalho; o juiz do trabalho Manoel Vinícius de Oliveira Branco; o vice-governador do Paraná, Darci Piana; o prefeito de Curitiba, Rafael Greca de Macedo, o ex-prefeito Gustavo Fruet; o prefeito de Foz do Iguaçu, Francisco Lacerda Basileiro, e a vereadora de Foz do Iguaçu Anice Nagib Gazzaoui; o diretor superintendente do Complexo Hospitalar do Trabalhador, Geci Labres de Souza Júnior, e o presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, desembargador aposentado Paulo Hapner.
Ainda no grau Comendador / Comendadora, foram distinguidos a advogada Clair da Flora Martins, os advogados José Affonso Dallegrave Neto, Luiz Antônio Abagge, Marco Antônio Villatore, Tobias de Macedo, Alberto de Paula Machado, Wilson Sokolowski, André Franco de Oliveira Passos, Clémerson Merlin Clève, Roberto Barranco e a advogada Marilena Indira Winter, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seção Paraná.
Magistrados que ocuparam a presidência do TRT, em diferentes épocas, e que já fazem parte da Ordem, foram condecorados com o Grão Colar, que os distingue como presidentes. A honraria, inovação introduzida neste ano, foi entregue aos magistrados Indalécio Gomes Neto, Euclides Alcides Rocha, Adriana Nucci Paes Cruz, Lauremi Camaroski, Fernando Eizo Ono, Rosalie Michaele Bacila Batista, Ney José de Freitas, Rosemarie Diedrichs Pimpão, Arnor Lima Neto, Marlene Fuverki Suguimatsu e Sérgio Murilo Rodrigues Lemos.
Causas nobres
“No Império, as comendas funcionavam como remuneração por serviços prestados à Coroa; hoje, distinguem mulheres e homens que se devotaram a causas nobres. Especialmente no serviço público”, definiu a presidenta do Tribunal, desembargadora Ana Carolina Zaina, afirmando que “é o espírito público que sustenta essas estruturas simbólicas, como a nossa predileta, a Ordem das Araucárias, que reconhece aqueles que contribuem para a promoção da Justiça do Trabalho no Paraná.
Quando a outorgamos, resgatamos o sentido de fraternidade presente na origem das ordens monásticas, assim como nas ordens militares. Tornamo-nos fraternos no propósito comum de pugnar pela justiça social por meio do Judiciário trabalhista.
Irmanamo-nos, ainda, em uma referência territorial, mas também cultural, histórica, moral e afetiva, pois são todas essas dimensões trespassadas pela imagem altiva da araucária.
A Ordem das Araucárias, que completa 10 anos, encerra, assim, em uma medalha, muitos dos valores que esteiam nossa conduta diária, preservados para a construção de nossa história. Seu peso não se aquilata em gramas, mas sim em amor à causa.”
Homenagens e comendas dos TRTs marcam reunião do Coleprecor
Comendas e homenagens concedidas por diferentes tribunais foram entregues ao longo da reunião ordinária do Colégio de Presidentas, Presidentes, Corregedoras e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), de 26 a 28 de setembro, em Brasília.
O ex-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro aposentado Emmanoel Pereira, e o ex-corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Guilherme Augusto Caputo Bastos, foram condecorados com a Ordem do Mérito Judiciário do TRT da 9ª Região (PR), conhecida como Ordem das Araucárias, no grau Grã-Cruz. No mesmo dia, com a presença dos integrantes do Coleprecor, os dois ministros também tiveram seus retratos inaugurados nas galerias de presidentes e de corregedores do TST.
Leia mais aqui sobre as homenagens realizadas na reunião do Coleprecor.
Para ver as fotos da entrega da Medalha da Ordem das Araucárias, CLIQUE AQUI.
Fotos: Jason Silva / TRT-PR