Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 22/09/2025 15:23:56

Nossa Terra, obra do artista Toto Lopes, é inaugurada pelos 47 anos do TRT-PR

Notícia publicada em 24/09/2023

Nossa Terra é o nome da obra do artista paranaense Toto Lopes que foi inaugurada na manhã do dia 25, segunda-feira, em comemoração aos 47 anos do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR). Ao todo, o painel mede 20m², sendo quatro metros de largura e cinco metros de altura. Para compô-lo, o artista trabalhou em 12 peças que, unidas, formam uma imagem única.

Segundo Toto Lopes, a “Nossa Terra” traz o sentido do pertencimento ao Paraná e ao Brasil por meio da representação da diversidade ambiental, cultural e econômica que forma a região. O artífice de Nossa Terra afirma que se utilizou particularmente de cores terrais para compor o painel. A escolha da paleta remete inclusive ao sentido da sustentabilidade e foi uma escolha no sentido de lembrar que é da terra que provém o alimento de todos os seres.

História econômica

“A obra é uma homenagem aos tropeiros, ao homem do campo, lembra o cultivo da erva-mate, a argila e o caulim das indústrias de cerâmica, suas riquezas como o bioma, a história do povo e suas lendas. Enaltece os trabalhadores e as indústrias que construíram o Paraná. Exalta a presença da conciliação pela força do Tribunal do Trabalho com seus magistrados e servidores”, descreve.

Como técnica, foi utilizada a chamada fineart, que combina o digital com a expressão analógica do artista, o que remete à própria noção de um Poder Judiciário voltado para o futuro, mas sem perder a sua humanidade. A divisão em 12 partes foi proposital, para que as peças se unissem formando uma grande, com uma Araucária no centro. O sentido é de simbolizar a força da união dentro da diversidade.

O Artista

Toto Lopes é natural de Campo Largo, município da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), conhecido como a “capital da louça”. Autodidata, o artista de 43 anos fundou o seu ateliê de soluções artísticas em 1996 e é especialista na reutilização de materiais descartados.

Além disso, trabalha com arte-educação desde 2007, ministrando oficinas de artes plásticas em projetos sociais de sua cidade natal e de outros municípios da região. Toto Lopes idealizou e coordenou o Projeto Eco-Natal (2009), que fez a decoração natalina da cidade de Campo Largo utilizando materiais descartáveis e envolveu mais 5 mil pessoas de projetos sociais, CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), escolas e voluntários, entre outros projetos semelhantes. Outras atividades que desenvolve são a produção cultural e o voluntariado, especialmente em hospitais infantis.

Toto Lopes é natural de Campo Largo e se notabiliza pelo
uso de cores vivas em suas obras.