Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 26/04/2024 10:39:18

Conheça a instrumentista síria Myria Tokmaji da Orquestra Ladies Ensemble

Notícia publicada em 17/03/2023


Entrevista de Myria Tokmaji para o informativo Noninha, do TRT-PR


A instrumentista Myria Tokmaji é natural de Alepo, no Norte da Síria, e está no Brasil desde 2013. Atualmente ela é qanunista da Orquestra Ladies Ensemble, a primeira essencialmente formada por mulheres no Brasil e que se apresentará dia 10 de março na celebração “Mulheres Em Pauta”, na sede do TRT-PR, em Curitiba.

Quem aprecia a beleza e harmonia dos arpejos produzidos por suas mãos sobre seu instrumento, o qanun, pode não perceber que por trás das melodias existe uma história cuja marca principal é a coragem. Criada em um ambiente culturalmente rico, em um país cuja história remonta ao terceiro milênio antes da era cristã, Myria foi desde cedo estimulada a desenvolver suas habilidades intelectuais e sensoriais. Seu primeiro ato de coragem foi a opção pelo qanun, um complexo instrumento que é central nas orquestras de música do oriente próximo e que é geralmente tocado por homens.

Ainda na Síria, destacou-se em festivais de novos talentos e se consolidava como uma jovem prodígio da música daquele país. No entanto, com a eclosão da Guerra da Síria (iniciada em 2011), foi obrigada a realizar seu segundo grande ato de coragem: deixar para trás não somente a terra em que vivia, mas a própria família e um pedaço de sua história. “Eu vim para o Brasil porque foi o país que me deu refúgio, porque não dava mais para ficar na Síria”, desabafa.

Consigo, trouxe para o Brasil seu qanun, seus talentos e um pedaço da Síria que ficou gravado em sua alma. Myria conta que não sabia falar português e os primeiros anos na América foram mais duros do que o período que antecedeu a partida. Doía-lhe o coração a solidão, o contraste entre quem sabia ser e o anonimato quase completo nas terras brasileiras. Entretanto, o que mais lhe pesava era a situação da família.  “Nos primeiros anos foi como viver no ar”, descreve.

Alguns anos depois de Myria, sua família também decidiu que a vida era mais importante do que ficar na terra natal e veio buscar refúgio em Curitiba, junto da filha.Com o irmão e a cunhada, Myria formou então o conjunto de música siríaca Alma Trio.

O talento de Myria foi logo reconhecido por Fabiola Bach Akel, diretora musical da Orquestra Ladies Ensemble. O encontro de culturas foi enriquecedor para ambas, o que pode ser conferido no próximo dia 10 de março na sede do Tribunal Regional do Trabaho (TRT-PR), na jornada “Mulheres Em Pauta”. A Orquestra Ladies Ensemble será a responsável pela abertura da programação, com uma apresentação de 1 hora.

Atualmente, a coragem de Myria não é mais desafiada por uma guerra ou por padrões sociais que excluem a mulher de seus próprios sonhos. Hoje, Myria Tokmaji lida com um desafio tão grande quanto sublime e comum a tantas e tantas mulheres: a maternidade. Nascida no final de 2022, a pequena Laura é a continuidade da história de um povo milenar, que tem em Myria um exemplo de resistência.

Conheça um pouco mais sobre Myria Tokmaji e outros imigrantes por meio do livro Narrativas: Exílios e Encontros, realizado pelo projeto homônimo.

Clique para saber mais sobre a
apresentação de Ladies Ensemble
no TRT-PR, em Curitiba, nesta
sexta, 10 de março.