Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 26/04/2024 05:00:53

Audiência de dissídio entre Sintrasaúde e hospital de Francisco Beltrão termina sem acordo

Notícia publicada em 25/11/2022

Não houve acordo na audiência de dissídio coletivo envolvendo o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Francisco Beltrão e Região (SINTRASAUDE) e o Hospital São Francisco. A sessão ocorreu na quarta-feira, 9 de novembro.

Na audiência foi debatida a possibilidade de o sindicato negociar um acordo coletivo diretamente com o Hospital São Francisco, em substituição à convenção coletiva que abarca o conjunto de empregados e de estabelecimentos do setor. A iniciativa da negociação direta partiu de deliberação dos empregadores da entidade, que argumentaram que algumas conquistas da categoria não foram contempladas no instrumento coletivo entre sindicatos. Os trabalhadores envolvidos no dissídio são os enfermeiros, assistentes, vigilantes, entre outros.

O representante do Hospital São Francisco afirmou que a entidade não tem interesse em prosseguir com o dissídio coletivo, uma vez que já existe a convenção coletiva, em vigor desde agosto, destacando que uma nova negociação seria precipitada. Ressaltou, ainda, que, entre as pretensões do sindicato, há demandas que causariam responsabilidades econômicas ao hospital, incluindo o adicional de setor especializado, a penalidade de descumprimento e a antecipação da data-base, impossíveis de serem arcadas no momento, em razão de dificuldades econômicas e pelo fato de o estabelecimento estar sob intervenção do município.

Diante do impasse, o vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, desembargador Arion Mazurkevic, encaminhou o dissídio coletivo para julgamento. No entanto, durante os trâmites rumo à decisão do Tribunal, as partes ainda poderão tentar uma composição sobre o caso.

O caso refere-se ao processo 000001081-41.2022.5.09.0000.