Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 19/04/2024 03:15:10

Começa a Semana Institucional da Magistratura do TRT do Paraná

Notícia publicada em 29/09/2022
A magistratura trabalhista do Paraná reunida no Plenário
Pedro Ribeiro Tavares, sede do Tribunal, em Curitiba.

Começou nesta terça-feira, 27, em Curitiba, a Décima Semana Institucional da Magistratura do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR), que prosseguirá, com atividades de formação continuada, até o dia 29. A atividade, direcionada às magistradas e aos magistrados de todo o Regional, busca a análise de temas atuais do Direito e de questões sociais relacionadas ao mundo jurídico. Os trabalhos serão realizados no Plenário Pedro Ribeiro Tavares, na sede do Tribunal, em Curitiba.

A Escola Judicial do TRT-PR, que realiza a Semana Institucional da Magistratura, destaca que a programação deste ano “tem como norte os objetivos de desenvolvimento sustentável, os quais constituem apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade”.

Programação

O ministro do Tribunal Superior do Trabalho Amaury Rodrigues Pinto Junior foi convidado para uma das conferências e a palestra de abertura, intitulada “Inovação e Judiciário”, ficou a cargo do professor Willis Santiago Guerra Filho.

Ainda na abertura, foi programada homenagem ao professor Manoel Antonio Teixeira Filho, com o título de “Professor Emérito” da Escola Judicial do TRT-PR. Ele será o primeiro a receber a medalha de “Honra ao Mérito”, recém instituída para distinguir professores paradigmáticos para a instituição. A homenagem reconhece a contribuição do professor, jurista e desembargador aposentado do TRT-PR para a formação e aperfeiçoamento de magistrados do Tribunal.

Mais participações

As juízas Sandra Mara Flügel Assad, Ana Paula Sefrin Saladini e Vanessa Karam de Chueiri Sanches (as três do TRT-PR), a juíza Bárbara de Moraes Ribeiro Soares Ferrito (TRT-SP) e o juiz George Marmelstein Lima (TRT-CE) proferirão palestras, assim como a procuradora do trabalho Patrícia Blanc Gaidex (MPT-PR) e os procuradores do trabalho Rodrigo de Lacerda Carelli (MPT-RJ) e Ronaldo Lima dos Santos (MPT-SP).

A Escola Judicial anunciou, ainda, a presença das professoras Daniela Muradas Antunes, Melina Girardi Fachin e Nuria López Cabaleiro Suárez e dos professores Ricardo Luiz Coltro Antunes e Sandro Lunard Nicoladeli.

Ao longo do evento jurídico, serão apresentadas as atividades das Comissões de Relações no Trabalho, de Acessibilidade, de Políticas Afirmativas para Valorização e Inclusão Racial e de Responsabilidade Socioambiental e dos Programas Trabalho Seguro e de Combate ao Trabalho Infantil e de Incentivo à Aprendizagem.

Lançamentos de livros

Na Semana Institucional da Magistratura, serão lançadas duas obras jurídicas. A primeira, intitulada “Direito e Inteligência Artificial: Fundamentos – Volume 4 – Por uma filosofia da Inteligência Artificial” (Ed. Lumen Juris), reúne diversos artigos sobre o tema. A organização é de Paola Cantarini, Willis Santiago Guerra Filho e Viviane Sellos Knoerr. O outro livro é "Direito, Gênero e Raça - Um debate necessário - Reflexões interdisciplinares" (Ed. Thoth). A obra é de autoria das juízas do TRT-PR Sandra Mara Flügel Assad e Ana Paula Sefrin Saladini.

Confira AQUI todos os
detalhes da programação
da 10ª Semana Institucional
da Magistratura do TRT-PR.