Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 27/04/2024 01:13:57

Jocelia Samaha toma posse como juíza titular e assumirá segunda Vara do Trabalho de Umuarama

Notícia publicada em 19/09/2022

A magistrada Jocelia Mara Martins Samaha é a nova juíza titular do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR). A Juíza, que ingressou na magistratura há 15 anos, foi promovida pelo critério de merecimento e assumirá a titularidade da 2ª Vara do Trabalho de Umuarama.

A solenidade foi realizada na segunda-feira, 5 de setembro, no Plenário Alcides Nunes Guimarães, na sede do Tribunal, em Curitiba.

“Hoje, começo a escrever um novo capítulo da minha história na magistratura, no qual certamente terei mais responsabilidades e precisarei desenvolver novas competências. Deixo aqui o compromisso de continuar olhando o ser humano, que está além do reclamante e do reclamado, de manter a escuta ativa, de respeitar os múltiplos pontos de observação, de ser humilde e de tentar contribuir, a partir do meu trabalho, para o avanço civilizatório”, declarou a Juíza Jocelia, em seu discurso de posse.

A empossada agradeceu ao TRT-PR, familiares, amigos e servidores, e lembrou que, há exatos 15 anos, no dia 15 de setembro de 2007, tomava posse como Juíza Substituta do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul (TRT-RS), no qual permaneceu até 2009, ano em que retornou ao Estado de origem, ingressando no TRT-PR, por meio de processo de permuta.

A Presidente do TRT-PR, Desembargadora Ana Carolina Zaina saudou a Juíza e seus familiares, destacando a trajetória da empossada.

A Desembargadora afirmou que a investidura da magistrada mubstituta de 1º Grau no cargo de Titular de vara “não é mero rito burocrático: é ato político, a demonstrar a toda a sociedade a vitalidade deste Tribunal e a perenidade de sua missão institucional a realizar-se cotidiana e sucessivamente. A cada solenidade de posse, a instituição se oxigena e perpetua-se, reafirma-se o compromisso de servir a sociedade naquilo que assegura seu equilíbrio, que é a certeza da realização do valor Justiça”.

Amatra IX

A mesa de honra da solenidade teve a participação do Diretor Administrativo da Associação dos Magistrados da 9ª Região (AmatraIX), Juiz Guilherme Mayer Amin, amigo da empossada. “É um dia de emoção que merece ser celebrado, que marca o coroamento de uma magistrada dedicada e brilhante, que sempre desempenhou de forma exemplar todas as missões da magistratura. A promoção consolida o reconhecimento de sua vocação como juíza”, declarou o magistrado.

OAB

O advogado Luís Alberto Goncalves Gomes Coelho, presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB/PR, também integrou a mesa de honra. Cumprimentou a empossada, desejando “uma excelente judicatura, sempre com muita serenidade e prudência, para a pacificação das relações sociais nessa importante cidade do Noroeste do Paraná, que conta com pujante economia local e regional”.

Presenças

A solenidade de posse contou com a presença do Vice-Presidente do TRT-PR, Desembargador Arion Mazurkevic, do Corregedor Regional, Desembargador Marco Antônio Vianna Mansur, e dos Desembargadores Célio Horst Waldraff e Edmilson Antonio de Lima.

Também compareceram à cerimônia familiares e amigos da nova juíza titular.

Saiba mais sobre Jocelia Mara Martins Samaha

A nova juíza titular com o pai, Iran, e a filha, Gisah.

A magistrada Jocelia Mara Martins Samaha é natural de Ponta Grossa (PR). Em 2002, graduou-se em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, com pós-graduação em Direito e Processo do Trabalho, em 2006, pela Universidade Cândido Mendes. No ano de 2015, concluiu mestrado em "Mediación en Organizaciones con Práticas Avanzadas", pela Universidade de Barcelona.

Antes de ser aprovada no Concurso da Magistratura do Trabalho da 4ª Região (RS), em 2007, a Juíza trabalhou como professora do ensino infantil e advogada. Ingressou no TRT-PR por meio de permuta, em 2009. Atuou em diversas varas do trabalho, tanto no interior do Estado como na Capital.