Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 08/05/2024 01:23:57

Servidores dos tribunais trabalhistas ajudam na atualização da WikiVT

Notícia publicada em 17/09/2021

Sob a coordenação do TRT da 15ª Região (Campinas/SP), os Tribunais Regionais do Trabalho iniciaram em 13 de setembro a atualização do projeto Fluxo Nacional Otimizado de Procedimentos em Primeira Instância. Também conhecida como Plataforma WikiVT, ela é uma ferramenta colaborativa de gestão do conhecimento, acessível na web e que orienta a rotina das secretarias de varas do trabalho.

Instituído por meio do Ato n. 13/2021 da Corregedoria Geral da Justiça do Trabalho (CGJT), o Grupo Técnico de Trabalho para atualização e manutenção da plataforma é formado por representantes do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), CGJT, Tribunal Superior do Trabalho (TST), TRT da 12ª Região (SC) e TRT 3ª Região (MG).

No âmbito do TRT da 9ª Região, participam do projeto de atualização os servidores Marlene Alessi Walter da Silva, assessora da corregedora Nair Maria Lunardelli Ramos, Lennander Lugli, assistente de diretor de secretaria da Vara do Trabalho de Marechal Cândido Rondon, e Patricia Carricondo Virges, assessora assistente da Corregedoria Regional.

Ao longo desta semana, em formato telepresencial, os servidores dos TRTs, divididos em grupos, exercerão atividades colaborativas de análise das demandas e das sugestões de melhoria sob a ótica de quatro temas: modelos e normativos, descrição do processo de trabalho, PJe e e-Gestão.

A plataforma
Com o objetivo de simplificar e modernizar o trabalho das unidades judiciárias, o projeto foi criado para sanar dificuldades como a existência de vários manuais específicos, dúvidas sobre a forma adequada de execução das tarefas e desconhecimento do fluxo processual. Aprovado em outubro de 2017, foi concluído em maio de 2018 e lançado oficialmente em setembro do mesmo ano.

Após três anos, de acordo com a desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, corregedora regional do TRT da 15ª Região, “surgiu a necessidade de elaboração de estratégias e ações para a manutenção do WikiVT, visando inserir todas as sugestões enviadas pelos usuários que privilegiem a otimização do procedimento, valorizando o caráter colaborativo da iniciativa”. Logo, a atualização tornou-se fundamental.

Com o compartilhamento de conteúdos relacionados aos fluxos do Processo Judicial Eletrônico (PJe) e visando o alinhamento e a padronização das rotinas de trabalho no âmbito da Justiça do Trabalho, a WikiVT oferece ao usuário subsídio e maior compreensão do fluxo de trabalho na 1ª instância, considerado o carro-chefe da Justiça do Trabalho.

“Por meio dessa plataforma, tanto magistrados quanto servidores terão acesso ágil às regras de negócio, às movimentações do processo judicial eletrônico e do sistema e-Gestão, e também dos normativos, os modelos de documentos relativos a cada uma das rotinas de trabalho, gerando um índice de inconsistências muito menor”, diz a juíza Lúcia Zimmermann, gerente de regras de negócio das fases processuais no TRT da 15ª Região. “É fazer uma entrega jurisdicional de uma forma bastante descomplicada, trabalhando pela redução do prazo médio em todos os tribunais do país e atendendo de forma eficiente o cidadão.”

Desafios
Promover a atualização da plataforma no prazo de 60 dias, tornando-a atraente e preparada para a manutenção constante será um desafio. Por isso a participação de todos os Tribunais Regionais do Trabalho é imprescindível.

Para Marlene Alessi Walter da Silva, “a maior dificuldade é o volume de tarefas que devem ser revistas, uma a uma, para ter a segurança de que toda a rotina de trabalho está devidamente atualizada de acordo com as normativas aplicáveis, o PJe e o e-Gestão”.

TRT da 9ª Região (PR)
Assessoria de Comunicação
Texto: Luciana Fontana
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br