Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 24/04/2024 05:55:56

Inaugurada nova sede da Justiça do Trabalho de Toledo

Notícia publicada em 06/12/2019
Da esquerda para a direita: o prefeito Lucio de Marchi,
o juiz Fabrício Sartori e a presidente do TRT-PR,
desembargadora Marlene T. F. Suguimatsu

"Aqui os conflitos no trabalho se definem, seja pela prolação da sentença por um juiz, seja por um acordo entre as partes. Oferecer a todos os partícipes deste processo um ambiente adequado faz parte da responsabilidade do Estado de bem cumprir sua finalidade", declarou a presidente do TRT do Paraná, desembargadora Marlene T. Fuverki Suguimatsu, antes de descerrar a placa que oficializou a inauguração da nova sede do Fórum Trabalhista de Toledo, no final da manhã de terça-feira (03). A mudança deve beneficiar cidadãos de sete cidades.

Durante a solenidade, a presidente do Tribunal ressaltou a preocupação com a sustentabilidade - compromisso assumido e reafirmado durante toda a gestão - na execução do projeto da nova sede. A edificação dispõe de telhas termoacústicas, sistema de captação e armazenamento de águas pluviais e oferece instalações adequadas a pessoas com deficiência.

A construção do novo Fórum Trabalhista de Toledo começou em julho de 2017, após a doação de um terreno pela Prefeitura do Município. Consideravelmente maior do que a edificação anterior, a nova estrutura conta com 1.520,40m² de área construída, quase 1.000m2 a mais de espaço em relação à antiga.

Para o prefeito da cidade de Toledo, Lucio de Marchi, indicadores apontam que o município está em pleno desenvolvimento, motivo pelo qual se mostra de grande importância a disponibilização de um espaço mais adequado para atendimento à população e aos operadores do Direito. Segundo o prefeito, a área em que foi construída a sede da Justiça do Trabalho deve se tornar um grande centro de serviços públicos da região, "trazendo ganho enorme para os cidadãos de Toledo".

Ainda durante a cerimônia, o juiz Fabrício Sartori, diretor do Fórum Trabalhista de Toledo, chamou a atenção dos convidados para a importância da Justiça do Trabalho no país, "um efetivo agente de proteção da renda, fundamental para o incremento da economia. (...) Não há uma nação próspera sem o debate profundo e sereno sobre a valorização da proteção do trabalho", afirmou.

Jurisdição

A entrega da nova sede deve beneficiar, além de cidadãos do município de Toledo, habitantes das cidades de Ouro Verde do Oeste, Santa Helena, São José das Palmeiras, São Pedro do Iguaçu, Tupãssi e Vera Cruz do Oeste, uma população de aproximadamente 197 mil pessoas.

Atualmente, funcionam em Toledo 4.692 estabelecimentos, que geram 50.568 empregos formais (Fonte: MTE/RAIS 2017). As principais atividades econômicas da cidade são o setor de serviços, a indústria e o comércio.

Veja mais fotos da solenidade na página do TRT-PR no Flickr.


Assessoria de Comunicação do TRT-PR
Fotos: Jason Silva e Angelica Betencourt
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br