Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 18/04/2024 23:19:18

Indiano Kailash Satyarthi, vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 2014, ministra palestra no TST

Notícia publicada em 18/10/2019
Desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão
ao lado do indiano Kailash Satyarthi

O indiano Kailash Satyarthi, vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 2014, ministrou a conferência magna “Da violência à cultura da paz nos ambientes de trabalho” na abertura do 5º Seminário Internacional do Trabalho Seguro, realizado nesta semana, no TST. O convidado afirmou que se sente inspirado na legislação brasileira de combate ao trabalho escravo e infantil.

A gestora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Incentivo à Aprendizagem do TRT-PR, desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão, compareceu ao evento.  

Kailash Satyarthi disse que a sociedade civil e o Judiciário do Brasil estão na vanguarda do mundo na criação de meios legais e políticos para acabar com o trabalho escravo. "Suas leis contra o trabalho infantil vão além da existente em outros países, e isso me dá fé e confiança”, afirmou.

O indiano destacou o papel do Judiciário como garantidor de direitos fundamentais. “Os juízes são os guardiões da lei, responsáveis por defender pessoas cujos direitos fundamentais foram violados”, ressaltou.

Ao contar sua história, Kailash lembrou que o Judiciário na Índia foi essencial para resgatar mais de 50 mil pessoas do trabalho escravo. “Escrevemos uma carta à Suprema Corte de Nova Déli para relatar situações que ocorriam a apenas 40 km da cidade. Milhares de crianças, mulheres e adultos estavam sendo escravizados em minas. O tribunal nos levou a sério e aprovou uma diretiva que considera essa carta como litígio de interesse público”, narrou. O julgamento histórico definiu, pela primeira vez, o que era escravidão e trabalho forçado.

Leia mais sobre a conferência AQUI.


Conscientização

Desembargadora Rosemarie ao lado de educadoras no
Escola Municipal Noely Simone de Ávila

A desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão visitou mais uma escola municipal, levando para crianças e professores informações e reflexões sobre a problemática do trabalho infantil, e a necessidade de sua erradicação, e a importância da atividade profissional na modalidade de aprendizagem. A visita à Escola Municipal Noely Simone de Ávila, no bairro Prado Velho, em Curitiba, foi realizada na sexta-feira (11/10), véspera do Dia das Crianças. 

A magistrada, que é gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Incentivo à Aprendizagem (PCTIR), distribuiu cartilhas que explicam didaticamente o tema. O objetivo é que a matéria seja analisa e debatida em sala de aula.

Também foi explicado às crianças que as tarefas domésticas nem sempre são caracterizadas como trabalho infantil. Enfatizou que atividades como arrumar a cama, por exemplo, é um dever da criança para ajudar os pais.

A desembargadora Rosemarie tem levado os temas do PCTIR a escolas municipais de diversas regiões do Estado.  No dia 8 de outubro, em Umuarama, a desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão visitou a Escola Municipal Ensino Infantil Fundamental Tempo Integral  e a Escola Manuel Bandeira.

Em escolas de Foz do Iguaçu e Pitanga, a magistrada promoveu concursos de desenho e de redação, sempre destacando os temas dos males do trabalho infantil e da relevância do contrato de aprendizagem. A atividade, destacou a desembargadora, busca estimular cada vez mais a conscientização.

(Com informações do TST)
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br