Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 26/04/2024 10:05:39

Seminário em Curitiba celebra o centenário da Organização Internacional do Trabalho - OIT

Notícia publicada em 21/08/2019

Os 100 anos da Organização Mundial do Trabalho serão celebrados pelo Seminário O Centenário da OIT e O Futuro do Trabalho, que acontece de 26 a 30 de agosto, em Curitiba. Dentro da programação, os eventos serão realizados diversos locais da cidade, como a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) e Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR), dentre outros. Confira abaixo a programação.

O objetivo do Seminário é discutir o futuro do trabalho dentro dos princípios que norteiam a Organização, que atua em favor da dignidade da pessoa humana a partir da esfera laboral. Vivemos a chamada quarta revolução industrial (revolução 4.0), e como todo momento de mudanças, as bases do futuro devem ser bem pensadas para que haja uma melhoria na qualidade de vida e desenvolvimento da sociedade.

Para os debates, participarão nomes como o diretor do escritório da OIT no Brasil, Martin Hahn; o presidente da OAB-PR, Cássio Telles; e a presidente da Associação Nacional dos Magistrados Trabalhistas, Noemia Garcia Porto, juntamente com outros juristas, empresários, sindicalistas, acadêmicos e profissionais das questões relativas ao Trabalho.

No TRT do Paraná, acontecerão dois eventos dentro do Seminário. Na quarta-feira (28/08), às 16h, será realizado o Café Filosófico com o tema "Trabalho Sustentável - uma nova forma de produzir", que tem como convidado especial o consultor em sustentabilidade empresarial Ricardo Voltolini.

Na sexta-feira (30/08), o evento de encerramento também terá organização do TRT-PR, em parceria com a UFPR. Os temas a serem debatidos serão "Desafios do Futuro do Trabalho no Brasil", "O Centenário da OIT: Pensando o Futuro do Trabalho" (ambos na manhã); e "Gênero e Relações de Trabalho".

Tanto o Café Filosófico quanto os eventos da manhã do encerramento serão realizados na Sede do TRT-PR (Alameda Carlos de Carvalho, 528, térreo). Já a palestra da parte da tarde acontece na sede da Associação dos Magistrados do Trabalho do Paraná (Amatra IX), que fica na Av. Vicente Machado, 320, 5º andar.

A OIT é responsável pela formulação e aplicação das normas internacionais do trabalho (Convenções e Recomendações) As Convenções, uma vez ratificadas por decisão soberana de um país, passam a fazer parte de seu ordenamento jurídico. O Brasil está entre os membros fundadores da OIT e participa da Conferência Internacional do Trabalho desde sua primeira reunião, em 1919.

100 Anos da OIT - O trabalho não é mercadoria

A Organização Internacional do Trabalho foi fundada como parte do Tratado de Versalhes, que pôs fim à Primeira Guerra Mundial e aconteceu entre 18 e 21 de janeiro de 1919, em Paris. A Guerra deixou um mundo profundamente abalado, em busca de soluções definitivas, pois houve de 5 a 10 milhões de mortes de civis, 10 milhões de baixas militares, e participação de mais de 70 nações.

Dentre as preocupações após o fim do morticínio, estavam as questões humanitárias, políticas e econômicas, que se refletiam na necessidade de melhoria das relações de trabalho e remuneração.

Dentre os seus princípios, reafirmados em 1944 na Declaração de Filadélfia e confirmados na sua Constituição da OIT de 1948, se destaca "o trabalho não é mercadoria". Isto quer dizer que o valor do trabalho não pode ser medido, por se tratar de uma dimensão humana, como o senso de identidade, de família ou de espiritualidade. Por isso, valorizar o trabalho decente é valorizar a própria condição humana.

Em 1969, a OIT recebeu o Prêmio Nobel da Paz como um reconhecimento pelo seu trabalho. A OIT se destaca das demais agências das Nações Unidas por ser a única que tem estrutura tripartite, na qual representantes de governos, de organizações de empregadores e de trabalhadores de 183 Estados-membros participam em situação de igualdade das diversas instâncias.

Organização: OIT, UFPR, Instituto Edésio Passos, Universidade Positivo, Unicuritiba, Instituto Mundo do Trabalho, TRT/PR, AMATRA, Ematra, ANAMATRA, Associação Comercial do Paraná (ACP), ISAE, MPT, OAB Paraná, IAB Nacional, SENALBA-PR, ALEP, SINDOP, UEPG, SITEPD, APUFPR-SSIND, Governo do Estado do Paraná, Bourbon, Plural, Fórum de Liberdade Sindical.

Clique aqui para acessar a programação


Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7309
ascom@trt9.jus.br