Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 27/04/2024 02:23:30

Acordo pode formalizar Convenção Coletiva de trabalhadores dos setores hoteleiro e de gastronomia

Notícia publicada em 19/07/2018
Desembargadora Nair Maria Lunardelli Ramos (centro) conduziu a audiência de dissídio em Ponta Grossa


Uma audiência de dissídio coletivo realizada no Fórum Trabalhista de Ponta Grossa, nesta quarta-feira (18), resultou na redação conjunta das cláusulas da Convenção Coletiva que regerá, até 30 de abril de 2019, as relações de trabalho entre empregados do comércio hoteleiro e de gastronomia de Curitiba e Região e empresários do setor.

A sessão foi conduzida pela vice-presidente do TRT do Paraná, desembargadora Nair Maria Lunardelli Ramos. O Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro, Meios de Hospedagem e Gastronomia de Curitiba e Região - SINDEHOTÉIS representou os trabalhadores, enquanto o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares dos Campos Gerais - SHRBS-CG atuou em nome das empresas.

Um detalhe acrescentou um elemento diferente à tentativa de conciliação. Os dissídios coletivos são tradicionalmente realizados na sede do Tribunal, em Curitiba. A sugestão de transferir esta audiência para Ponta Grossa partiu da própria desembargadora vice-presidente. A ideia foi lançada durante a primeira audiência do processo de dissídio em questão (5/7), quando houve avanço nas negociações, porém, com adiamento da sessão em razão de haver ficado clara a disposição das partes em prosseguir com o diálogo.

Como iria participar do evento TRT em Ação, previamente agendado para os dias 12 e 13 de julho em Ponta Grossa, a desembargadora Nair Ramos propôs que a nova audiência também fosse realizada naquela cidade, que concentrava a maioria das partes interessadas. Durante a reunião, feita no dia 12, chegou-se a um consenso em metade dos 86 itens constantes do rol de reinvindicações, e uma nova audiência foi marcada para quarta-feira (18/7), nos Campos Gerais, para sanar as pendências.

Na data definida, após sete horas de negociações, foram redigidas, em consenso, todas as cláusulas da nova Convenção Coletiva da categoria. Foi proposta também a extensão da próxima data-base para o dia 30 de abril de 2019. O SHRBS-CG comprometeu-se a levar o documento para apreciação e ratificação em assembleia geral. As partes se comprometeram ainda a adotar, no DC 0000561-23.2018.5.09.0000 (processo similar), as cláusulas ora ajustadas para a celebração da Convenção Coletiva de Trabalho.

Para homologar a negociação, ficou designada audiência para o dia 1º de agosto, às 13h30, na sede do TRT-PR, em Curitiba.


Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7309
ascom@trt9.jus.br