Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 30/08/2025 23:39:10

Conciliação: Livro do TRT-PR

Notícia publicada em 12/12/2012

Livro sobre conciliação foi lançado no TRT do Paraná

 

 





Curitiba, 17 de dezembro de 2012
O Livro “Conciliação para a paz social” foi lançado na tarde desta segunda-feira, 17 de dezembro, no auditório do Tribunal Pleno do TRT do Paraná. A obra é coordenada pela presidente do Tribunal, desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão e pelo coordenador do Núcleo de Conciliação, desembargador Luiz Eduardo Gunther. Reúne 57 artigos de 72 diferentes autores entre professores, juízes, advogados, membros do Ministério Público, desembargadores, integrantes de grupos de pesquisa da CAPES e do CNJ e estudiosos do tema da conciliação.  


Falando na solenidade, a presidente do Tribunal, desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão enalteceu a participação do desembargador Luiz Eduardo Gunther, na coordenação do livro. “O desembargador contribui de há muito para as letras jurídicas do Direito do Trabalho, mercê de um preparo intelectual sempre colocado à serviço do enriquecimento da doutrina do objeto principal desta Justiça”, ressaltou a presidente.


“O que direi é o que penso não só para as parcerias literárias, mas para a vida em sociedade: quando há compartilhamento, não existe dominação. Quando há parceria, a divisão cede o merecido espaço para a multiplicação. Quando se é solidário, comungam-se as habilidades em favor da meta de consenso. Quando se é companheiro em uma empreitada, os opostos descobrem sua complementaridade”, observou.


A presidente também destacou a participação do advogado Edésio Passos no prefácio do livro e a apresentação de Maria Francisca Carneiro, “que contribuiram sobremaneira para lapidar o produto final. É precisamente da apresentação que extraio assertiva emblemática da importância da aproximação das partes em qualquer fase do processo: a conciliação faz da Justiça uma instituição mais pacifista e, quiçá, mais amorosa”.


Também falando durante o lançamento, o advogado Edésio Passos lembrou que “a procura da conciliação é um ato complexo, porque nasce da sociedade democrática”. “A própria Constituição de 1988 é a grande conciliação política desse País e a Justiça do Trabalho entende disso perfeitamente” disse ele.


A organização do livro coube a Juliana Cristina Busnardo e Willians Franklin Lira dos Santos. A produção é da Editora Juruá e o patrocínio é da empresa Itaipu Binacional, em parceria com a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 9ª Região – AMATRA IX.



Ascom TRT-PR

Texto: Nélson Copruchinski

(41) 3310-7313

imprensa@trt9.jus.br