Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 20/04/2024 07:58:35

TRT-PR vive momento histórico em seus 33 anos, com a presença do presidente da República

Notícia publicada em 18/09/2009

TRT-PR vive momento histórico em seus 33 anos, com a presença do presidente da República


         O Tribunal Regional do Trabalho do Paraná viveu momento histórico nesta quinta-feira, 17 de setembro, na comemoração de seus 33 anos, ao ratificar a posse do primeiro magistrado cego do Judiciário brasileiro. O evento, que contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi marcado pela emoção.

         “Em primeiro lugar, parabéns ao Tribunal Regional do Trabalho pelos 33 anos de existência e de luta. E parabéns também por tornar-se o primeiro tribunal do Brasil a ter em seus quadros um juiz com deficiência visual. Estou certo de que, a partir de hoje, contando com a sensibilidade de alguém que perdeu a visão, mas não a capacidade de enxergar a verdade e a justiça, as decisões deste TRT hão de ser ainda mais sábias”, disse o presidente Lula em seu discurso.

         O presidente enfatizou a história de superação do desembargador: “A posse do desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca é, antes de tudo, a vitória individual de alguém que, muito cedo, aprendeu a transpor barreiras injustas. Mas é também a vitória de cada brasileiro e brasileira portador de deficiência. É a prova definitiva de que é possível ultrapassar os limites e limitações, muitos deles impostos pelo preconceito”.

         A presidente do TRT-PR, desembargadora Rosalie Michaele Bacila Batista, lembrou em seu discurso as histórias de superação do presidente e do novo desembargador. “Ambos são inspiradores na sua fé e na sua trajetória de vida. Seus caminhos convergiram, na noite de hoje, para um encontro nesta Casa de Justiça, que sabemos abençoada. Um encontro feliz, que tem a marca da superação. O presidente Lula, de Garanhuns a Santos; o dr. Ricardo Tadeu, da infância difícil ao Largo São Francisco. O presidente Lula, das lides sindicais em São Bernardo do Campo ao Congresso Nacional Constituinte; o dr. Ricardo, da rejeição em um concurso para a magistratura à aprovação meritória em outro, no Ministério Público. Por fim, o dr. Ricardo, da Procuradoria a este Tribunal. O Presidente Lula, dos desafios de um primeiro mandato à superação de um período de crise mundial, reconhecido como estadista por seus pares no conjunto das nações. A luta incessante de homens como estes faz jus às palavras de Martin Luther King, para quem a fé consiste exatamente em pisar no primeiro degrau, mesmo que você não veja a escada inteira”, enfatizou a presidente.

         Emocionado, o novo desembargador do TRT-PR disse que “o Brasil está construindo, nos últimos 20 anos, uma democracia sólida, plural, que respeita a cidadania e a dignidade da pessoa humana. E isso é o que se consagra hoje. Essa vitória não é minha, é do Tribunal Regional do Trabalho da 9º Região, é dos procuradores do trabalho, é do presidente da República, é do povo brasileiro”.


Evento

         Participaram da solenidade cerca de 200 pessoas, entre magistrados, servidores e autoridades. Compuseram a mesa, além dos presidentes da República e do TRT-PR, a subprocuradora-geral do Ministério Público do Trabalho, Maria Aparecida Gurgel, o vice-governador Orlando Pessuti e o vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro João Oreste Dalazen.

         Durante a solenidade, a esposa do desembargador, Suzana Maria Assumpção Silva Marques da Fonseca, vestiu-lhe a toga. Também como manda a tradição, a desembargadora Neide Alves dos Santos, magistrada de posse imediatamente anterior, falou em nome dos integrantes do Tribunal e da Associação dos Magistrados do Trabalho da 9ª Região. “A nomeação hoje celebrada soma-se às demonstrações inequívocas, em anos recentes, da política pública que universaliza o conceito de pleno acesso dos cidadãos ao Poder Judiciário. Não apenas no direito de exercício da ação, mas também no compromisso garantidor do acesso igualitário e da integração ao aparelho estatal formador da jurisprudência brasileira. O sensível tema dos direitos fundamentais, subsidiado pelo norte da igualdade, ultrapassa, assim, os discursos políticos ou teóricos e se efetiva na realidade institucional. A simbologia deste ato solene, mais que ratificar a posse, consubstancia a convicção na grandeza da ordem jurídica democrática”, disse.

O discurso do presidente pode ser lido em 

http://www.info.planalto.gov.br/download/discursos/pr1453-2@.doc


(Texto: Flaviane Galafassi - Fotos: Inara Passos)

Agência TRT-PR de Notícias
(41) 3310-7313
imprensa@trt9.jus.br