Gabarito: Template do Backlog do Produto
Template de Backlog do Produto. O Backlog do Produto é uma lista ordenada de tudo que deve ser necessário no produto, e é uma origem única dos requisitos para qualquer mudança a ser feita no produto.
Relacionamentos
Elementos Relacionados
Descrição Principal

A planilha abaixo pode ser utilizada para o registro dos itens do Backlog do Produto. Adicionalmente, pode ser utilizada também para o registro da Visão do Produto, Metas da Sprints e Lições Aprendidas/Plano de Ação.

Caso haja dúvidas sobre esses itens, segue abaixo descrição sucinta sobre cada um deles:

  • Visão do Produto: É um objetivo ou necessidade de negócios ou de usuário de alto nível que fornece contexto, alinhamento, orientação, motivação e inspiração para o trabalho de desenvolvimento do produto durante todo o projeto. É o objetivo maior a ser realizado pelo Time de Desenvolvimento, que se traduz na satisfação dos clientes. A Visão do Produto é estabelecida na Preparação, antes que o desenvolvimento do produto se inicie e, de forma geral, permanece estável durante todo o projeto. Ela é criada, gerenciada e compartilhada pelo Product Owner, que garante que o Backlog do Produto esteja sempre alinhado com ela. No entanto, o Time de Desenvolvimento, os clientes e quaisquer outras pessoas relevantes interessadas podem estar diretamente envolvidos no refinamento dessa Visão. 

        Exemplo de Template para Visão do Produto: 

Template - Visão do Produto

      


  • Lições aprendidas/Plano de Ação: Registro ao final de cada Sprint, durante a Retrospectiva da Sprint, do que o Time de Desenvolvimento considerou que foi bem na Sprint corrente, e que por essa razão pode ser mantido na próxima Sprint, e do que pode ser melhorado para as próximas Sprints. Com relação aos pontos a melhorar, Time Scrum e o Product Owner buscam identificar as causas raízes dos problemas e, a partir daí, formulam as ações necessárias (Plano de Ação) para colocar as melhorias correspondentes em prática, de forma a tornar seu trabalho mais eficiente já nas próximas Sprints. Planos de ação são mais efetivos quando indicam “o quê”, “quem” e “quando” fazer. Ou seja, qual é a questão a ser tratada, quem ficará responsável por ela e em que prazo ela será tratada;
Descrição
Arquivos Anexados