Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 25/04/2024 13:43:40

Inaugurada nova sede da Vara do Trabalho de Porecatu

Notícia publicada em 08/11/2018

A titular da Vara de Porecatu, juíza Sandra Cristina Zanoni
Cambranelli Correia, a presidente do TRT-PR, desembargadora
Marlene T. Fuverki Suguimatsu, e o ouvidor do TRT-PR, desembargador
Arnor Lima Neto

A Vara do Trabalho de Porecatu tem agora uma sede própria. A cerimônia de inauguração do novo prédio onde funciona a Justiça do Trabalho em Porecatu aconteceu na tarde desta quarta-feira (7/11), reunindo a comunidade local e dos municípios circunvizinhos, representada através de suas autoridades, bem como magistrados e servidores do TRT-PR.

Localizado em um terreno de cerca de 500m², a construção segue as especificações determinadas pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Isto significa que além de ser funcional, facilitando o trabalho da comunidade jurídica, a obra teve o cuidado em ser confortável e pensada com o uso dos padrões de sustentabilidade e de acessibilidade, facilitando a orientação e locomoção de quaisquer pessoas com necessidades especiais.

O novo prédio da Vara de Porecatu também foi erguido pensando na aplicação de células fotovoltaicas, para a produção de energia elétrica própria com a utilização de energia solar. O projeto piloto, que deve ser expandido a outras unidades da Justiça do Trabalho no Paraná, já se encontra em fase de licitação, e deve gerar economia e ser ambientalmente sustentável.

A presidente do TRT-PR, desembargadora Marlene T. Fuverki Suguimatsu, afirmou que a nova sede já vêm atendendo bem os interesses dos juridiscionados, dos advogados e do corpo funcional que trabalha no local. Isto porque a unidade já se encontra em funcionamento no novo local desde julho.

Destacando que a opção não foi pela suntuosidade, mas pela durabilidade, a presidente do TRT-PR declarou que: “O projeto arquitetônico planejado e definido pelo CSJT, e executado quase que inteiramente sob a decisão do então presidente do TRT-PR, desembargador Arnor Lima Neto, tem ambientes que atendem dimensões mínimas necessárias para o bom funcionamento da unidade”.

O prefeito de Porecatu, Fábio Luiz Andrade, parabenizou a sede da Justiça do Trabalho e destacou que a zona da cidade onde funciona atualmente a Vara do Trabalho deve se desenvolver, inclusive por conta do funcionamento deste prédio público. Ele afirmou ainda que, enquanto administrador municipal, a Justiça do Trabalho é uma das principais parceiras, ao possibilitar a conversão de multas judiciais em recursos públicos destinados a áreas de saúde e educação. “É um prédio belíssimo, e temos uma casa nova, o que é sempre motivo de alegria. Com a utilização de células fotovoltaicas, Porecatu se mantém na vanguarda dos projetos inovadores no Paraná”, disse.

Juíza titular da Vara do Trabalho de Porecatu há cinco anos, Sandra Cristina Zanoni Cambranelli Correia destacou a alegria com que ela e sua equipe abrem as portas para celebrar sua nova casa. Em tom de gratidão, ela lembrou que antes, a Vara de Porecatu funcionava em um prédio cedido pelo Banco do Brasil, e que a atual sede foi doada pelo Município de Porecatu.

“É de conhecimento público e notório que em nossa circunscrição a sociedade apresenta demandas em número bastande elevado, o que implica na credibilidade e no respeito à Justiça, enquanto instituição pacificadora de conflitos, o que se traduz na grande movimentação processual desta Vara”, avaliou.

Novas instalações da Vara do Trabalho de Porecatu

No ato inaugural, estiveram representando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a advocacia de Porecatu, os advogados Elinton Araujo Carneiro e José Angelo Barrueco Cereza, respectivamente. O presidente da Subseção da OAB de Londrina declarou que “este espaço vem ao anseio de toda a nossa classe, mas ao fim, não serve só aos advogados, aos magistrados e aos funcionários, em especial é para os jurisdicionados terem as melhores condições de lutarem por seus direitos e fazer suas defesas.

Após o evento de inauguração da nova VT de Porecatu os presentes foram contemplados com a palestra “Aspectos Polêmicos da Reforma Trabalhista”, ministrada pela juíza Ana Paula Sefrin Saladini, que analisou os efeitos mudança legislativa em vigor a um ano.

Veja aqui a reportagem especial sobre a palestra

Também estiveram presentes o ouvidor do TRT-PR, desembargador Arnor Lima Neto; o diretor da Escola Judicial, desembargador Cássio Colombo Filho; o desembargador Francisco Roberto Ermel; a juíza Patrícia Benetti Cravo, representante da Associação dos Magistrados Trabalhistas do Paraná (Amartra IX); e o juiz auxiliar da VT de Porecatu, Fábio Alessandro Palagano Francisco.

 

PORECATU - VARA ÚNICA DO TRABALHO
Data de Instalação: 12 de novembro de 2005
Jurisdição: O respectivo Município e os de Alvorada do Sul, Cafeara, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Lupionópolis, Nossa Senhora das Graças, Santa Inês e Santo Inácio.
Juíza Titular: SANDRA CRISTINA ZANONI CEMBRANELI CORREIA
Juiz Substituto: FÁBIO ALESSANDRO PALAGNANO FRANCISCO
Diretora de Secretaria: Danieli Nunes Fassulla Odebrecht
Assistente da Diretora de Secretaria: José Carlos de Souza Silva

Endereço: Avenida Paranapanema, 252, Jardim Bela Vista, CEP 86160-000 - Porecatu (PR)
Telefone e e-mail: (43) 3623-8650 /
vdt01pru@trt9.jus.br


Assessoria de Comunicação do TRT-PR
Fotos: Marcio Lopes
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br