Tarefa: Refinar a Arquitetura
Refine a arquitetura para um nível apropriado de detalhe para suportar o desenvolvimento.
Disciplinas: Análise e Projeto
Relacionamentos
Descrição Principal

Esta tarefa refina o trabalho executado durante a Task: Descrever a Arquitetura. O objetivo é tomar as decisões arquiteturais necessárias para suportar os objetivos da iteração atual do projeto. As decisões tomadas como parte desta tarefa são concretas e inequívocas. Elas são capturadas no Caderno de Arquitetura e comunicadas à equipe.

Esta tarefa é aplicada iterativamente; as iterações posteriores a primeira necessitarão levar em consideração os produtos do design e da Construção que forem desenvolvidos.

O arquiteto deve executar esta tarefa com a colaboração de toda a equipe para promover consenso e compreensão comum de toda a solução. O arquiteto deve trabalhar para coordenar e guiar as atividades técnicas da equipe, ao invés de procurar fazer todo o trabalho sozinho, além de enfatizar o envolvimento dos desenvolvedores durante toda esta tarefa.

Etapas
Identifique os elementos de design arquiteturalmente significantes

Refine as principais abstrações em elementos concretos de design (tais como classes e subsistemas) e forneça pelo menos um nome e uma descrição resumida para cada um.

Refine os mecanismos arquiteturais

Revise os requisitos da iteração atual para identificar quais mecanismos precisam realmente ser entregues no software e detalhados no Caderno de Arquitetura. Trabalhe com os Desenvolvedor de Software para que eles refinem os mecanismos para um estado de implementação.

Associe o software ao hardware

Associe os elementos de design arquiteturalmente significantes ao ambiente definido para implantação. Trabalhe com os especialistas de rede e hardware para assegurar que o hardware seja suficiente para atender as necessidades do sistema; e que qualquer hardware novo esteja disponível a tempo.

Defina a arquitetura de desenvolvimento e a arquitetura de teste

Assegure-se de que as arquiteturas de desenvolvimento e de teste estejam definidas. Identifique qualquer diferença arquiteturalmente significante entre estes ambientes e trabalhe com a equipe para planejar estratégias para atenuar qualquer risco que eles possam gerar.

Atualize a arquitetura

Atualize o Caderno de Arquitetura para refletir qualquer mudança feita durante o desenvolvimento.

Valide a arquitetura

Assegure-se de que a arquitetura suporte os requisitos e as necessidades da equipe.

Algum trabalho de desenvolvimento deve ser executado para produzir uma Construção que mostre que a arquitetura de software é viável. Isto deve fornecer a base definitiva para validar a viabilidade da arquitetura. Como o software deve ser desenvolvido de forma iterativa, mais de um incremento da construção pode ser necessário para provar a arquitetura. Durante os estágios iniciais do projeto pode ser aceitável que o software tenha uma aparência incompleta ou prototípica, porque será considerado inicialmente como linha base da arquitetura para fornecer uma base estável para o trabalho de desenvolvimento restante.

Execute e analise o Checklist

Execute e analise o Checklist - Caderno de Arquitetura para o Caderno de Arquitetura.

O Gerente de Projeto deve encaminhar esta tarefa para a Seção de Desenvolvimento.

É importante que a pessoa a executar esta tarefa não seja a mesma que elaborou o artefato a ser verificado.

Comunique as decisões

Assegure-se de que aqueles que necessitam agir sobre o trabalho arquitetural compreendam-no e possam trabalhar com ele. Certifique-se de que a descrição da arquitetura explica claramente não somente a solução, mas também a motivação e os objetivos relacionados às decisões que foram tomadas na elaboração da arquitetura. Isto tornará mais fácil aos outros a compreensão da arquitetura e sua adaptação no tempo.

Informações Adicionais