Tarefa: Realizar Levantamento de Requisitos
Esta tarefa descreve como identificar os requisitos do sistema para que o escopo inicial do trabalho possa ser determinado.
Disciplinas: Requisitos
Finalidade

Identificar e listar em alto nível os requisitos funcionais e não-funcionais do sistema. Estes requisitos formam a base de comunicação entre os Analista de Negócios e a Equipe do Projeto para a definição do sistema. Eles devem satisfazer as necessidades dos Analista de Negócios.

O objetivo é entender os requisitos em alto nível para que o escopo inicial do sistema possa ser determinado. Posteriormente, uma análise será realizada para detalhar esses requisitos antes da implementação.

Relacionamentos
Etapas
Realize o Levantamento de Requisitos

Inicialmente, faça a identificação dos requisitos de modo a compreender o domínio no qual o projeto se insere, as partes interessadas envolvidas, a captura dos requisitos pretendidos para o sistema, além das restrições que podem influenciar o desenvolvimento do sistema.

Algumas dificuldades podem ser encontradas nessa etapa:

  • Os stakeholders podem não saber exatamento o que querem;
  • Cada stakeholder pode expressar os mesmos requisitos de maneiras distintas;
  • Os requisitos podem ser conflitantes.

Existem algumas técnicas de levantamento de requisitos que podem ser utilizadas:

  • Entrevistas e questionários;
  • Workshop de requisitos;
  • Uso de cenários;
  • Prototipagem;
  • Estudo etnográfico.

Lembre-se também de identificar os requisitos não-funcionais. Eles são importantes para estabelecer as restrições do sistema.

Analise os Requisitos

Após a identificação dos requisitos, registre-os no artefato Lista de Requisitos e os analise com o objetivo de entender melhor o que foi solicitado e resolver possíveis conflitos identificados. Nessa análise, organize ou classifique os requisitos em "módulos", por exemplo, para se ter uma visão global do sistema. Depois, tente determinar uma priorização inicial dos requisitos para posterior validação com as partes interessadas.

A identificação e análise de requisitos é um processo iterativo que se inicia com a familiarização do domínio do futuro sistema e termina na confirmação dos requisitos, aumentando o grau de compreendimento do sistema a cada ciclo de trabalho.

Identifique os Termos de Domínio

Durante o levantamento de requisitos, comece a registrar os termos de domínio que surgirem.

Colabore com os Analista de Negócios para ter certeza que os termos ambíguos ou específicos ao domínio sejam claramente definidos no Glossário e que esses termos sejam utilizados de forma consistente.

Defina as Regras de Negócio

Durante o levantamento de requisitos, surgirão discussões a respeito de possíveis Regras de Negócio do sistema. Detalhe e registre essas regras para que possam ser validadas posteriormente.

Essas descrições das regras devem ser agrupadas no artefato Lista de Regras de Negócio.

Execute e Analise os Checklists

Execute e analise o Checklist - Lista de Requisitos para a Lista de Requisitos.

O Gerente de Projeto deve encaminhar esta tarefa para a Seção de Análise.

É importante que a pessoa a executar a tarefa não seja a mesma que elaborou o artefato a ser verificado.

Validação pelo Analista de Negócios
Gerente de Projeto deve validar os requisitos junto aos Analista de Negócios e a equipe de desenvolvimento para assegurar a consistência do projeto , a coerência entre os requisitos e as necessidades, priorizá-las, verificar a qualidade, identificar mudanças e novas demandas.
Informações Adicionais